Home de RI | Institucional | Mapa do Site Português English Espanhol
Acesso Rápido
Diretoria e Conselheiros
Diretoria Executiva
Nome Cargo
Djalma Bastos de Morais Diretor-Presidente
Arlindo Porto Neto Diretor Vice-Presidente
Fernando Henrique Schüffner Neto Diretor de Desenvolvimento de Negócios
Frederico Pacheco de Medeiros Diretor de Gestão Empresarial
José Carlos de Mattos Diretor de Gás
Ricardo José Charbel Diretor de Distribuição e Comercialização
José Raimundo Dias Fonseca Diretor Comercial
Luiz Fernando Rolla Diretor de Finanças e Relações com Investidores
Luiz Henrique de Castro Carvalho Diretor de Geração e Transmissão
Luiz Henrique Michalick Diretor de Relações Institucionais e Comunicação
Maria Celeste Morais Guimarães Diretora Jurídica


 

Conselho de Administração
Membros Efetivos Membros Suplentes
Danilo de Castro Paulo Sérgio Machado Ribeiro
Djalma Bastos de Morais Lauro Sérgio Vasconcelos David
Wando Pereira Borges Marco Antonio Rodrigues da Cunha
Arcângelo Eustáquio Torres Queiroz Franklin Moreira Gonçalves
Tadeu Barreto Guimarães Leonardo Maurício Colombini Lima
João Camilo Penna Guilherme Horta Gonçalves Júnior
Joaquim Francisco de Castro Neto Custódio Antonio de Mattos
Fuad Jorge Noman Filho Luiz Augusto de Barros
Guy Maria Villela Paschoal Flávio Miarelli Piedade
Eduardo Borges de Andrade Tarcísio Augusto Carneiro
Otávio Marques de Azevedo Bruno Magalhães Menicucci
Paulo Roberto Reckziegel Guedes Marina Rosenthal Rocha
Ricardo Coutinho de Sena Newton Brandão Ferraz Ramos
Saulo Alves Pereira Junior José Augusto Gomes Campos
José Pais Rangel José João Abdalla Filho

Clique aqui para visualizar a Declaração de Independência do Conselho de Administração.
 

Conselho Fiscal
Membros Efetivos Membros Suplentes
Aristóteles Luiz Menezes Vasconcellos Drummond Marcus Eolo de Lamounier Bicalho
Luiz Guaritá Neto Ari Barcelos da Silva
Thales de Souza Ramos Filho Aliomar Silva Lima
Lauro Sander Salvador José Cardoso de Siqueira
Bruno Gonçalves Siqueira Rafael Pinto Queiroz Neto





 

Currículos dos Administradores

 

Aliomar Silva Lima – O Sr. Silva Lima nasceu em 1953, é brasileiro, casado, economista, residente e domiciliado em Belo Horizonte - MG, portador da Carteira de Identidade nº MG – 449262, expedida pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais - MG e do CPF nº 131654456-72. Trabalhou na Companhia Energética de Minas Gerais por 33 anos aposentando na Superintendência de Recursos Financeiros da Companhia.




 

Arcângelo Eustáquio Torres Queiroz – O Sr. Queiroz nasceu em 1966, é brasileiro, casado, eletricitário, residente e domiciliado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formou-se em História pela Faculdade UNIBH em 1992. Trabalha na CEMIG desde 1988 onde ocupa o cargo de Técnico Administrativo e Comunicador Visual. Atualmente é Diretor do Sindieletro, membro do Conselho do Prosaúde e membro do Comitê da PCR – Plano de Cargos e Remuneração da Garantidora.




 

Ari Barcelos da Silva – O Sr. Barcelos da Silva nasceu em 1942, é brasileiro, casado, administrador, residente e domiciliado no Rio de Janeiro - RJ, portador da Carteira de Identidade nº 2027107-7 expedida pelo CRA - RJ e do CPF nº 006124137-72. É formado em administração de empresas e ciências contábeis. Trabalhou na ELETROBRAS, ELETRONUCLEAR, CHESF, CEMAR e ELETROSUL.




 

Aristóteles Luiz Menezes Vasconcellos Drummond – O Sr. Drummond nasceu em 1944, é profissional nas áreas de Jornalismo, de Relações Públicas e Administrador de Empresas. Atuou no setor privado como Assessor da Diretoria do Banco Nacional (63-70) e Diretor Gerente da Irad – Assessoria e Consultoria Ltda desde 1973. No governo do Estado da Guanabara (gestão Negrão de Lima) exerceu os cargos de Presidência e Diretoria da COHAB-GB, Assessoria do Secretário de Estado de Governo da Guanabara e Diretor de Divisão na Secretaria de Estado de Obras Públicas. No âmbito do Governo Federal atuou como Assessor e Chefe de Gabinete do Ministro de Estado das Minas e Energia (80-84). Foi Diretor de Administração da Ligth SA (85). Foi membro do Conselho de Administração do Metrô do Rio de Janeiro (85), Centrais Elétricas do Norte SA (96), Manaus Energia SA (97), Boa Vista Energia SA (97). Membro e Presidente do Conselho Fiscal da Cia Vale do Rio Doce (86-88) e membro do Conselho Fiscal da Petrofertil SA. Juiz Classista do Tribunal Regional do Trabalho – TRT-RJ (94-97).




 

Arlindo Porto Neto – O Sr. Porto Neto nasceu em 1945. Formou-se em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Desde 2004 ocupa a Vice Presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - CODEMIG. Foi Senador da República pelo Estado de Minas Gerais de 1995 a 2003. Exerceu o cargo de Ministro de Estado da Agricultura e do Abastecimento de 1996 a 1998. De 1991 a 1994 foi Vice-Governador do Estado de Minas Gerais. Foi, também, Prefeito de Patos de Minas de 1983 a 1988.



 

Bruno Gonçalves Siqueira – AngloGold Ashanti Brasil Mineração Ltda.: Analista Contábil das áreas de Controladoria e Contabilidade (09/2007 a 06/2010)

Atividades: Elaboração e consolidação das demonstrações contábeis da companhia e de controladas em BRGaap, IFRS e USGaap, implementação das novas regras brasileiras (CPC), responsável pela auditoria da Lei Sarbanes-Oxley, contato direto com a matriz para esclarecimento e detalhamento das informações financeiras, reporting, elaboração do orçamento anual, e atendimento as auditorias externa e interna. Andrade
Gutierrez Concessões S.A.: Analista de Controladoria (desde 06/2010) Atividades: Elaboração e consolidação das demonstrações contábeis da companhia, implementação das novas regras brasileiras (CPC), atendimento as auditorias externa e interna, recolhimento e pagamento de tributos, elaboração das obrigações tributárias acessórias, controle do contas a pagar e contas a receber, preparação dos Formulário de
Referência e Cadastral da Cia., e participação em elaboração de estruturas societárias para aquisição de novos investimentos da companhia. Outras funções exercidas no Grupo Andrade Gutierrez: Membro do Conselho de Administração da Water Port S.A. Engenharia e Saneamento (desde 02/01/2013); Membro suplente do Conselho Fiscal da Contax Participações S.A. (desde 11/04/2012); Membro suplente do Conselho de Administração da Oi S.A. (desde 18/04/2012); Membro suplente do Conselho de Administração da Contax Participações S.A. (de 19/08/2011 até 11/04/2012); Membro suplente do Conselho Fiscal da Cemig, Cemig Distribuição S.A. e Cemig Geração e Transmissão S.A., desde abril/2013.



 

Bruno Magalhães Menicucci – O Sr. Menicucci nasceu em 1986. Formado em Engenharia de Produção em 2009 pela Universidade Federal de Minas Gerias-UFMG, com pós-graduação em Consultoria Jurídica Empresarial pelo Praetorium – Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito. Desde 2008 atua como Engenheiro Assistente da Empresa Holding de Concessionárias de Serviços Públicos, com controle acionário da Andrade Gutierrez Participações.
 



 

Custódio Antônio de Mattos – Secretário Estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais;Deputado Federal, pelo Estado de Minas Gerais; Diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG; Prefeito de Juiz de Fora – (de janeiro/2008 a dezembro/2012); Deputado Estadual de Minas Gerais; Diretor Financeiro do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social – INAMPS – Ministério da Previdência Social; Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A. e Cemig Geração e Transmissão S.A.
 



 

Danilo de Castro – Membro da Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças; Presidente do Conselho da Loteria do Estado de Minas Gerais; Secretário de Estado de Governo do Estado de Minas Gerais, desde janeiro 2011. Membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A. e Cemig Geração e Transmissão S.A.
 



 

Djalma Bastos de Morais – O Sr. Morais nasceu em 1937. É formado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia, tendo concluído estudos de pós-graduação em telefonia e informática no mesmo instituto. De 1995 a 1998, foi Vice-presidente da Petrobras Distribuidora S.A., a empresa de petróleo brasileira. De 1993 a 1994, exerceu o cargo de Ministro das Comunicações do Brasil. Ocupou também vários outros cargos, como diretor presidente da Telecomunicações de Minas Gerais S.A. -Telemig; gerente da Telecomunicações Brasileiras S.A. -Telebrás; diretor de operações da Telecomunicações de Mato Grosso -Telemat; diretor de operações da Telecomunicações do Amazonas -Telemazon; e gerente da Telefônica Municipal S.A. -Telemusa.
 



 

Eduardo Borges de Andrade - O Sr. Andrade nasceu em 1938. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Iniciou sua carreira na Andrade Gutierrez em 1961, tendo exercido diversas funções na empresa. Em 1969 passou a atuar como Diretor de Obras e em 1973 como Diretor de Operações. Entre 1978 e 2001, exerceu a função de Diretor Superintendente, cargo correspondente ao de principal executivo da Construtora Andrade Gutierrez, liderando, a partir de 2001, a atuação da empresa no setor de investimentos em infra-estrutura. Atualmente exerce a função de membro do Conselho de Administração da Andrade Gutierrez e Presidente do Conselho de Administração da Andrade Gutierrez Concessões, da Companhia de Concessões Rodoviárias - CCR e da Administradora São Miguel, holding que possui 33% do Grupo Andrade Gutierrez.



 

Fernando Henrique Schüffner Neto - O Sr. Schüffner Neto nasceu em 1960. Formou-se em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo concluído o mestrado em Controle e Automação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Profissional de carreira, o Sr. Schüffner Neto ingressou na empresa em 1985, exercendo vários cargos, incluindo Superintendente de Coordenação, Planejamento e Expansão da Distribuição, Superintendente de Coordenação Executiva do Programa Luz para Todos, Diretor de Geração e Transmissão e Diretor de Distribuição e Comercialização. O Sr. Schüffner Neto é também professor e pesquisador, além de diretor e membro do Conselho de Administração de várias empresas do Grupo. O Sr. Schüffner Neto é membro suplente do Conselho de Administração da Cemig, da Cemig Telecomunicações S.A., da Cemig D, Cemig GT, Light S.A. e Light Serviços de Eletricidade S.A.. Desde 2007 é Diretor da Cemig, Cemig D e Cemig GT, ocupando, desde 2010, a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios.



 

Flávio Miarelli Piedade – Araujo Fonte, prospecção e condução de processos de MeA e operações estruturadas diversas – (desde 2013); Citibank / Credicard, Diretor de parcerias estratégicas com o varejo, Head da Credicard Fianciamentos, condução de processos de expansão da Cia. – (2009 a 2012). Membro do conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A., e Cemig Geração e Transmissão S.A.



 

Francelino Pereira dos Santos – O Sr. Santos nasceu em 1921. Formou-se em direito na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1949. Foi senador de Minas Gerais, de 1995 a 2002 e governador de Minas Gerais de 1979 a 1983. Foi também deputado federal por quatro mandatos sucessivos de 1963 a 1979 e vereador da cidade Belo Horizonte de 1951 a 1954. De 1961 a 1966 foi Chefe de Gabinete do Secretário do Estado de Minas Gerais de Assuntos Internos e da Justiça, Chefe do Departamento de Administração Geral do Estado de Minas Gerais e Conselheiro Chefe de Assuntos Municipais do Gabinete do Governador. De 1985 a 1990 foi vice-presidente da administração do Banco do Brasil S.A. e diretor presidente da Acesita, de outubro de 1983 a agosto de 1984. Foi também professor e diretor da Escola Municipal de 2º Grau de Contabilidade em Belo Horizonte de 1955 a 1959.




 

Franklin Moreira Gonçalves – O Sr. Gonçalves nasceu em 1970, é brasileiro, casado, tecnólogo, residente e domiciliado em Belo Horizonte - MG, portador da Carteira de Identidade nº M - 5540831, expedida pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais - MG e do CPF nº 754988556-72. É formado em processamento de dados pelo Unicentro Newton Paiva.




 

Frederico Pacheco de Medeiros – O Sr. Medeiros nasceu em 1969. Formou-se em direito pela UFMG em 1992. Foi Assessor Jurídico do Tribunal de Justiça de MG de 1989 a 1998. Atuou como Secretário Parlamentar na Câmara dos Deputados de 1993 a 2002. Trabalhou como Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais entre 2003 e 2008 e Secretário-Geral do Governador de Minas Gerais entre 2008 a 2010. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Gestão Empresarial da Cemig.




 

Fuad Jorge Noman Filho – O Sr. Noman Filho nasceu em 1947. Graduou-se em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), concluiu também uma Pós-Graduação em Programação Econômica e Execução Orçamentária pela Universidade de Brasília (UnB). Foi secretário-executivo-adjunto, secretário de Haveres e Riscos da Secretaria do Tesouro Nacional, no Ministério da Fazenda. Também foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República e consultor do Fundo Monetário Internacional - FMI. Foi, também, Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, entre 2003 e 2007, e, entre 2007 e 2010, Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas. Entre 2007 e 2011, foi membro do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Desde 2008, é membro do Conselho de Administração da Marcopolo S.A., que atua na fabricação de ônibus e desenvolvimento de soluções para o transporte público. Entre 03/2011 e 08/2012, o Sr. Noman Filho ocupou a Presidência do Conselho de Administração da Gasmig, sendo, também, nosso Diretor de Gás. Desde 08/2012 o Sr. Noman Filho é Secretário de Estado Extraordinário para Coordenação de Investimentos e Secretário de Estado Extraordinário para a Copa do Mundo do Estado de Minas Gerais.




 

Guilherme Horta Gonçalves Júnior – O Sr. Gonçalves Júnior nasceu em 1952, é brasileiro, solteiro, economista, residente e domiciliado em Belo Horizonte - MG, portador da Carteira de Identidade nº M – 1622046, expedida pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais - MG e do CPF nº 266078757-34. É formado em ciências econômicas pela Faculdade de Economia do Instituto Bennet de Ensino - RJ e pós graduação pela Fundação Getúlio Vargas- FGV.




 

Guy Maria Villela Paschoal – O Sr. Villela Paschoal nasceu em 1933, é brasileiro, casado, engenheiro, residente e domiciliado em Belo Horizonte - MG, portador da Carteira de Identidade nº M – 616, expedida pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais - MG e do CPF nº 000798806-06. É formado em engenharia mecânica e elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Trabalhou na Companhia Energética de Minas Gerais por 28 anos alcançando a Presidência da Companhia.




 

João Camilo Penna – O Sr. Penna nasceu em 1925. É formado em Engenharia pela escola de Engenharia da UFMG. Atuou como Engenheiro de obras na Companhia Vale do Rio Doce – CVRD de 1949 a 1951, Engenheiro de Planos Projetos e Obras na CEMIG de 1951 a 1961, Diretor Técnico da CEMIG, de 1961 a 1967. Presidente da CEMIG, de 1967 a 1975. Exerceu o cargo de Secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais de 1975 a 1979. Foi Ministro de Estado da Indústria e Comércio do Brasil de 1979 a 1984. Presidente de Furnas Centrais Elétricas, de 1985 a 1989. Durante os períodos relatados, foi, interinamente, Secretário de Administração de Minas Gerais, Membro do Conselho Monetário Nacional, Membro do Conselho de Administração da Eletrobrás, Vice Presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Diretor do Comitê Brasileiro de Grandes Barragens e do Núcleo Brasileiro da Conferencia Mundial de Energia. A partir de 1990, exerceu funções de consultor e membro de Conselhos em empresas como a Companhia Siderúrgica Manesmann, Fundação Dom Cabral, Copersucar, Companhia Siderúrgica do Pará, Companhia Força e Luz Cataguazes – Leopoldina, Biobrás, Copasa e FIEMG. De 1984 a 1992 foi Membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Membro da Comissão de Ética da Presidência da República, de 2000 a 2005 e do Conselho de Ética pública do Governo de Minas Gerais entre 2004 e 2005. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Cemig.




 

Joaquim Francisco de Castro Neto – O Sr. Castro nasceu em 1944. Possui formação em Administração de Empresas. Atuou como Presidente do Unibanco - União de Bancos Brasileiros S.A entre 1974 e 2004 e, 2004 a 2008 como Conselheiro de Administração. Foi Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza de 2008 a 2010. Entre 2008 e 2010 foi Presidente do Conselho de Administração da Redecard S.A.. e, de 2008 a 2011 atua como Membro do Conselho de Administração da ABodyTech.




 

José Augusto Gomes Campos – O Sr. Campos nasceu em 1964, formado em Física. Atuou de 2006 a 2008 como Diretor de Project Finance da Corporación Quiport S/A. e, a partir de 2008 como conselheiro de administração. Desde 2009 atua na Andrade Gutierrez Concessões S/A como Gerente de Desenvolvimento de Projetos.




 

José Carlos de Mattos – O Sr. Mattos nasceu em 1946. É formado em Administração de Empresas e professor com licenciatura plena em Língua Portuguesa. Foi Superintendente Regional (Minas Gerais/São Paulo/Rio de Janeiro) de 1983 a 1992 e Diretor Financeiro de 1992 a 1994, na Caixa Econômica Federal. Nesse mesmo período (1992-1994), ocupou a diretoria do Banco Interamericano de Poupança e Empréstimo - BIAPE. De 1995 a 1996, foi Vice-Presidente do Banco do Estado de Minas Gerais - Bemge e, de 2003 a 2005, Diretor Financeiro da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - Codemig. Foi Diretor-Presidente da Fundação de Seguridade Social de Minas Gerais – Previminas, de 2005 a 2006. Foi Diretor-Presidente e Conselheiro de Administração da Companhia de Gás do Estado de Minas Gerais - Gasmig, de 2007 a 2009. Na Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig, na Cemig Distribuição S.A. – Cemig D e na Cemig Geração e Transmissão S.A. – Cemig GT foi Diretor de Planejamento, Projetos e Construções, de janeiro a abril/2007; Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios, de abril/2007 a dezembro/2010; Diretor de Gás, de fevereiro a setembro/2009; Diretor de Distribuição e Comercialização, de dezembro/2010 a novembro/2012. Foi eleito, em 23-11-2012, Diretor de Gás da Cemig, Cemig D e Cemig GT e Diretor Presidente Gasmig.



 

José João Abdalla Filho – Diretor Presidente do Banco Clássico S.A.; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG; Membro Suplente do Conselho de Administração da Tractebel Energia S.A.; Prefeito de Juiz de Fora – (de janeiro/2008 a dezembro/2012); Diretor-Presidente da DinâmicaEnergia S.A.; Diretor-Presidente da Social S.A. Mineração e Intercâmbio Comercial e Industrial. Membro do conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A., e Cemig Geração e Transmissão S.A.



 

José Raimundo Dias Fonseca – O Sr. Dias Fonseca nasceu em 1958. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo concluído o curso de especialização em Engenharia de Manutenção pela FUPAI/EFEI (Escola Federal de Engenharia de Itajubá), o curso de Pós-graduação em “Gestão Estratégica de Negócios” pela Fundação Getúlio Vargas, e o curso de especialização em “Management of Electric Power Utilities” em Estocolmo – Suécia. Professor de Equipamentos Elétricos do curso de pós-graduação de Engenharia de Manutenção da PUC de Minas Gerais. Foi Conselheiro Fiscal da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e Vice-Presidente da ABRACEEL – Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica. Profissional de carreira, ingressou na Cemig em 1982, onde ocupou vários cargos, desde engenheiro, Gerente de Controle e Liquidação das Operações de Energia a Superintendente de Compra e Venda de Energia no Atacado, cargo que ocupou entre 2007 e 2011. Atualmente exerce o cargo de Diretor Comercial da Cemig.



 

José Pais Rangel – Diretor Vice-Presidente do Banco Clássico S.A.; Membro do Conselho de Administração da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG; Membro do Conselho de Administração da Tractebel Energia S.A.; Membro do Conselho de Administração da Kepler Weber S.A.; Gestor de Fundos de Investimento, credenciado pela CVM. Membro do conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A., e Cemig Geração e Transmissão S.A.



 

Lauro Sander – Banco do Brasil S.A. - Superintendente Estadual do Tocantins, Amazonas, Acre e Roraima. (2003 a 2007) e Superintendente de Governo para Região Sul e Sudeste. Sede em São Paulo (2007 a 2008). Membro do Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. - CELESC de 01 de maio de 2009 a 30 de abril de 2010. Membro do Conselho de Administração da Bombril S.A. de 01 de maio de 2010 a 30 de abril de 2012. Membro do Conselho Fiscal da Cemig, Cemig Distribuição S.A., Cemig Geração e Transmissão S.A., desde abril de 2013.



 

Lauro Sérgio Vasconcelos David – O Sr. David nasceu em 1968. É formado em Administração de Empresas pela Faculdade Champagnat, tendo concluído o curso de especialização em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral, o Mestrado em Gestão Empresarial pela Amana-Key-SP e a Pós - graduação em Finanças e Controladoria pela FACE-UFMG; É profissional de carreira da Cemig, onde exerceu os cargos de Gerente de Programação e Controle Financeiro (1993-1998) e de Gerente de Orçamento e Custos (1999 – 2005). Desde 2005 ocupa a Superintendência de Coordenação e Gestão Empresarial da Cemig e a presidência do CLIC – Clube de Investimentos dos Empregados da Cemig. Foi membro do Conselho de Administração da Way TV entre 2001 a 2003 e do Conselhos Fiscal da Forluz entre 2005 e 2007. Atualmente ocupa os cargos de Conselheiro Fiscal da FUNCOGE e de membro dos Conselhos de Administração da Cemig e da Cemig Telecom.



 

Leonardo Maurício Colombini Lima – O Sr. Leonardo Maurício Colombini Lima nasceu em 1946, é brasileiro, casado, formado em ciências contábeis pela Universidade Professor Antônio Carlos, Barbacena, com Especialização em Administração Financeira e Economia pela UNA, Belo Horizonte, e Especialização em Auditoria, Administração, Economia e Finanças pela USP, São Paulo. No Governo de Minas Gerais, a partir de 2003, exerceu as funções de Assessor Especial da Secretaria de Estado de Fazenda, Subsecretário do Tesouro Estadual e Secretário-Adjunto da Fazenda e desde maio de 2010 é o Secretário de Estado de Fazenda, fazendo também parte dos Conselhos de Administração do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, da MGI – Minas Gerais Participações, e da Gasmig – Companhia de Gás de Minas Gerais. No Governo Federal foi Assessor Especial do Ministro da Casa Civil da Presidência da República. Servidor de carreira do Banco Central do Brasil exerceu, dentre outros cargos, o de Auditor-Chefe de Divisão, Chefe Adjunto do Departamento de Administração Financeira, Delegado Adjunto e Delegado Regional do Banco Central em Minas Gerais. Foi ainda presidente do Conselho Fiscal da Fundação Banco Central de Previdência. Na iniciativa privada foi consultor nas áreas financeira, administrativa e contábil de diversas empresas de Brasília e de Minas Gerais, como a Siderúrgica Belgo-Mineira, hoje Arcelor-Mittal, onde foi membro do Conselho Administrativo durante 07 anos, e também em empresas de Goiás e Distrito Federal.


 

Luiz Augusto de Barros – O Sr. Barros nasceu em 1944. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Foi vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Construção – CBIC entre 2005 a 2011 e vice–presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG entre 2006 a 2010, da qual é, atualmente, diretor, para o mandato 2010- 2014. O Sr. Barros foi também presidente do Sindicato da Indústria de Construção Pesada de Minas Gerais – SICEPOT-MG, entre 2003 e 2006, do qual é, atualmente, conselheiro desde 2009. Desde março de 2011 ocupa a Diretoria de Obras da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMIG.


 

Luiz Fernando Rolla – O Sr. Rolla nasceu em 1949, é brasileiro, casado, residente e domiciliado em Belo Horizonte-MG, portador da Carteira de Identidade nº MG-1389219 expedida pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais e do CPF nº 195.805.686-34 Formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em 1974. Iniciou sua carreira na Cemig em 1974 e ocupou os seguintes cargos: Superintendente de Programação e Controle Financeiro sendo responsável pela coordenação de planejamento de longo prazo, controle orçamentário, análise de custos e “project finance”. Últimos Cargos / Funções de destaque: Superintendente de Relações com Investidores, sendo responsável pela implantação dos programas de ADR nível I e II na New York Stock Exchange e Nível I de Governança na Bovespa. Foi eleito o Melhor Profissional de RI pela Associação dos Analistas por diversos anos e pelos Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – Apimec e, ainda, pela IR Magazine (2006). Atualmente é Diretor de Finanças, Relações com Investidores e Controle de Participações da CEMIG.


 

Luiz Guaritá Neto – O Sr. Guarita Neto nasceu em 1955. Formou-se em 1978 no curso de Engenharia Civil pelas Faculdades Integradas de Uberaba. Concluiu pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – RJ, os cursos básicos de Administração de Empresas, O&M e Marketing. Participou, também, pela SERE/RJ, dos cursos de Liderança e de Relações Humanas.

Foi Diretor do CAIO – Centro Acadêmico Avelino Inácio de Oliveira. Diretor da CIU – Associação Comercial e Industrial de Uberaba. No período compreendido entre janeiro de 1989 e 31/05/1992 atuou como Secretário Municipal de Indústria e Comercio – Secretário Municipal de Turismo. De 01/08/1990 a 01/02/1992 foi Secretário Municipal de Planejamento. A partir de 17/08/1990 foi Membro do Conselho Nacional da Presidência da Caixa Econômica Federal. Em janeiro de 1993 foi eleito pelo Partido da Frente Liberal – PFL a Prefeito Municipal de Uberaba. Atua, também, como vice-presidente do Diretório Regional de Minas Gerais do PFL. È vice-presidente da Associação dos Municípios – ABM e Presidente da Associação Macroregional dos Municípios do Sul do Triangulo Mineiro – AMTRIM. É membro do Conselho Estadual de Habitação. É primeiro suplente do Senador Dr. Eduardo Brandão de Azeredo. Participa, atualmente, como Empresário cotista das seguintes empresas: RCG-Engenharia e Empreendimentos Ltda, Construtora RCG, Cat´s Hotelaria e Empreendimentos Ltda, Agropecuária Rodrigues da Cunha Guarita, Agropecuária 7 estrelas Ltda, Dujato-Comercio de Drogas Uberaba Ltda. Desde março de 2003 é membro do Conselho Fiscal da CEMIG.




 

Luiz Henrique de Castro Carvalho – O Sr. Castro nasceu em 1957. Graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em julho/1982. É pós graduado pela mesma instituição em Análise de Sistemas ênfase em Suporte Mainframe tendo concluído o curso em julho/1983. Em fevereiro de 2000 concluiu, também, o MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação Fundação Getúlio Vargas – FGV. Sua experiência profissional iniciou-se no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás – CPQD, como Engenheiro Eletricista no período de outubro/1983 a março/1984.

Iniciou sua carreira na CEMIG como Analista de Suporte no Grupo "Software e Apoio" março/1984 tendo sido também, Líder de Grupo na Divisão de Apoio a Usuários de Microinformática, Adjunto da Divisão de Apoio a Usuários de Microinformática, Assistente do Departamento de Apoio a Informática, Gerente da Divisão de Apoio a Usuários de Microinformática, Gerente do Depto.de Apoio e Suporte a Usuários de Informática, Superintendente de Telecomunicações e Informática, Superintendente de Material, Logística e Serviços, Superintendente de Material e Serviços, Assessor da Presidência da Companhia de Gás de Minas Gerais – GASMIG, Membro Suplente do Conselho de Administração da CEMIG e é Atualmente é Diretor de Geração e Transmissão da CEMIG.

Além das suas atribuições na CEMIG possui é Diretor da HORIZONTES ENERGIA S/A., Membro do Conselho de Administração da CENTRAL TERMELÉTRICA DE COGERAÇÃO S/A e Membro suplente do Conselho de Administração da CENTRO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE TECNOLOGIA - CGET e CENTRAL HIDRELÉTRICA PAI JOAQUIM S/A.

Dentre outras funções exerceu os cargos de Diretor Administrativo do CLUBE DE INVESTIMENTOS DOS EMPREGADOS DA CEMIG – CLIC no período de abril de 1999 a abril de 2003, Diretor de Ação Social na SOCIEDADE DE USUÁRIOS DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES DE MG - SUCESU – MG de 2000 a 2002, Diretor Presidente da ASSOCIAÇÃO INTERGERENCIAL DA CEMIG – AIC de julho de 2005 a julho de 2007.




 

Luiz Henrique Michalick – O Sr. Michalick nasceu em 1951. É formado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como jornalista econômico da Sucursal do Jornal Folha de São Paulo, em Belo Horizonte, entre 1979 e 1985. Integrou a editoria econômica do Jornal Estado de Minas entre 1986 e 1987. Foi Assessor de Imprensa da Fundação Dom Cabral entre 1984 e 1985 e Diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais entre 1985 e 1987. Profissional de carreira da Cemig, ingressou na empresa em 1985, onde ocupou os cargos de jornalista e Gerente de Imprensa, Relações Públicas e Publicidade, assumindo em 2003 a Superintendente de Comunicação Empresarial, na qual permaneceu de 2003 a 2011. Desde 2006, integra como representante da Cemig e fundador da plataforma de empresas do Reputation Institute no Brasil. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig.




 

Marco Antonio Rodrigues da Cunha – O Sr. Cunha nasceu em 1955. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e em engenharia econômica pela Fundação Dom Cabral, tendo concluído MBA pelo IBMEC. Funcionário de carreira do BDMG, ingressou no banco em 1978, onde chegou a ocupar o cargo de Gerente de Divisão Financeira entre 1988 e 1991. Foi presidente da Associação dos Funcionários do BDMG entre 1988 e 1990 e Presidente da Federação Nacional das Associações e Conselhos de Representantes de Bancos Oficiais entre 1988 e 1990. Entre 1991 e 1995 foi Presidente da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais – Casemg e entre 1995 e 1999 Presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – Indi. Foi Secretário de Estado da Agricultura de Minas Gerais em 2006. Entre 2003 e 2011 ocupou a diretoria de Gestão Empresarial da Cemig e atualmente é membro suplente do Conselho de Administração da companhia.




 

Marcus Eolo de Lamounier Bicalho – O Sr. Lamounier Bicalho nasceu em 1941, é brasileiro, casado, economista, residente e domiciliado em Belo Horizonte - MG, portador da Carteira de Identidade nº MG – 1033867, expedida pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais - MG e do CPF nº 001909696-87. É formado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Trabalha na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.




 

Maria Celeste Morais Guimarães – A Sra. Guimarães nasceu em 1960. É formada em ciências contábeis e administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo concluído o curso de especialização em Direito Comercial, mestrado e doutorado em Direito pela mesma instituição. Foi Auditora-Geral do Estado de Minas Gerais entre 2003 e 2010, membro do Comitê de Governança Corporativa do Estado de Minas Gerais entre 2008 e 2010, membro do Colegiado dos Órgãos de Defesa Social entre 2005 e 2010, presidente do Conselho de Corregedores dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual – CONREGE entre 2004 e 2010 e presidente do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal – CONACI entre 2007 e 2009. Atualmente ocupa o cargo de Diretora Jurídica da Cemig.



 

Marina Rosenthal Rocha – A Sra. Rosenthal Rocha nasceu em 1983. É formada em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Gestão, com Ênfase em Finanças pela Fundação Dom Cabral. É executiva da Andrade Gutierrez Concessões S.A., atuando em estudos técnicos de desenvolvimento de projetos, análise econômico financeira, gerenciamento e controle de portfólio e valoração de empresas. Entre 27/04/2012 e 17/12/2012 atuou como membro suplente do Conselho Fiscal da Cemig, Cemig D e Cemig GT e, a partir de 18/12/2012 é membro suplente do Conselho de Administração da Cemig, Cemig GT, Cemig D. É, também, membro do Conselho de Administração da Santo Antônio Energia, holding controladora da Usina de Santo Antônio, no rio Madeira.



 

Newton Brandão Ferraz Ramos – O Sr. Ramos nasceu em 1969. É formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Administração pela FUMEC/MG e o MBA em Finanças pela Fundação Dom Cabral. Entre 1993 e 1994 atuou como supervisor na Branaço produtos Siderúrgicos SA. Entre 1994 e 1995, atuou como Gerente de Setor pelo Carrefour Com. e Ind. Ltda. Atuou como Contador na ARG Ltda entre 1995 e 1996 e como Perito Contábil entre 1996 e 1997. De 1997 a 1998 exerceu a função de Gerente Administrativo Financeiro da Visoconsult Engenharia Ltda e desde 1998 atua como executivo da Andrade Gutierrez Concessões, exercendo o papel de membro dos Conselhos Fiscais da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR e da Companhia de Concessões Rodoviárias – CCR.




 

Otávio Marques de Azevedo – O Sr. Azevedo nasceu em 1951. É formado em engenharia, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Engenharia Econômica pela Universidade Federal de Minas Gerais e de Planejamento Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente da Telemig, vice-presidente da Telebrás e presidente da Telemar. Exerceu outras funções como Presidente do Conselho de Administração da Pegasus Telecom e presidente do Conselho Consultivo da Anatel.  Atualmente é presidente da Andrade Gutierrez Telecomunicações Ltda, presidente executivo da Andrade Gutierrez SA, presidente do Conselho de Administração da Telemar Participações SA, controladora do grupo OI, e da CTX, controladora da Contax e membro do Conselho de Administração da Tele Norte Leste Participações SA, do Conselho Estratégico da FIEMG, do Conselho Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), do Conselho Superior de Infra-Estrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Conselho de Administração Contax Participações S.A.


 

Paulo Roberto Reckziegel Guedes – O Sr. Guedes nasceu em 1961. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo concluído o curso de MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Atuou como auxiliar técnico na MRoscoe em 1982, e na Construtora Sultepa S.A. entre 1983 e 1991, onde exerceu os cargos de Engenheiro Auxiliar a Engenheiro Supervisor, assumindo a Superintendência Operacional do Consórcio Conesul pela Construtora Sultepa em 1991. Entre 1993 e 1999 atuou como Gerente de Projetos na Construtora Andrade Gutierrez, exercendo, desde 2000, o cargo de Diretor da Andrade Gutierrez Concessões (AGC). Representa a AGC nos Conselhos de Administração da CCR, Dominó, Waterport e Companhia Operadora de Rodovias S.A..




 

Paulo Sérgio Machado Ribeiro – O Sr. Ribeiro nasceu em 1961. É brasileiro, residente em Belo Horizonte – MG. Graduado em Engenharia de Minas/Geologia no ano de 1982 pela UFMG. Graduação em História – UFMG e MBA Executivo em Gestão Empresarial. Marketing e Finanças em curso. Atua como Subsecretário de Desenvolvimento Mineiro – Metalúrgico e Política Energética, desde agosto de 2007 na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. De fevereiro de 2006 a julho 2007 foi Especialista em Recursos Minerais do Departamento Nacional de Produção Mineral – Distrito MG. Na Companhia Vale do Rio Doce - CVRD exerceu as funções de Gerente Geral das Minas da Região Central (2002 a 2005), Gerente Geral da Mina do Igarapé Bahia (1989 a 2002), Gerente da Mina de Maria Preta (1987 a 1989). Atuou também como Gerente do Setor de Operações da DOCEGEO de 1985 a 1987 e Engenheiro de Minas na ALPAR entre 1982 a 1984.



 

Rafael Pinto Queiroz Neto – Grupo Andrade Gutierrez S.A.. Coordenador Contábil – Coordenador contábil da Construtora Andrade Gutierrez S.A. e outras empresas do Grupo Andrade Gutierrez S.A.. – desde 07-08-2006.
Membro do conselho fiscal da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A., e Cemig Geração e Transmissão S.A.




Ricardo Coutinho de Sena – O Sr. Sena nasceu em 1948. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Atuou na M.Roscoe S.A. entre 1972 e 1981, onde exerceu diversos cargos. Entrou para a Andrade Gutierrez em 1981, tendo exercido o cargo de Chefe do Departamento de Orçamentos até 1993. A partir de 1993 exerceu o cargo de Superintendente da Unidade de Novos Negócios, liderando a atuação que levou à consolidação do portfólio da empresa na concessão de serviços públicos de infra-estrutura. Desde 2000 exerce a presidência da Andrade Gutierrez, atuando, também, como membro do seu Conselho de Administração. Liderou dezenas de projetos no Brasil e na América Latina em parceria com sócios canadenses, americanos, portugueses e brasileiros. Representa a AGC nos Conselhos de Administração da CCR, Dominó, Quiport e ABCR.




Ricardo José Charbel – O Sr. Charbel nasceu em 1959. É formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Engenharia de Manutenção e Operação de Distribuição de Energia Elétrica pela Universidade Mackenzie de São Paulo, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o MBA Empresarial em Gestão de Negócios pelo Ibmec-MG. O Sr. Charbel é profissional de carreira da Cemig, onde exerceu os cargos de Analista de Sistemas e Engenheiro (1983-1990), Gerente de Divisão e Gerente de Relacionamento Comercial (1999-2007), Gestor e Superintendente da Coordenação Executiva do Programa Luz Para Todos (2007-2010). Entre 2010 e 2012 foi Superintendente de Planejamento, Estudos e Projetos de Expansão da Distribuição. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig.




Salvador José Cardoso de Siqueira – Conselheiro de Administração do Brasilian American Merchant Bank – BAMB de 01 de novembro de 2005 a 31 de agosto de 2008. Diretor-Presidente do Brasilian American Merchant Bank – BAMB de 01 de novembro de 2005 a 30 de abril de 2011. Presidente do Conselho Fiscal da BB Tur (01 de agosto de 2008 a 31 de maio de 2011. Presidente do Conselho Fiscal da BB Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil de 01 de abril de 2011 a 30 de abril de 2012. Conselheiro de Administração do BB Ativo S.A. de 01 de setembro de 2008 a 30 de abril de 2011. Diretor-Presidente do BB Leasing Company de 01 de agosto de 2008 a 30 de abril de 2011. Gerente Executivo do Banco do Brasil S.A. de 01 de novembro de 2005 a 30 de abril de 2011. Membro do Conselho Fiscal da Cemig, Cemig Distribuição S.A., Cemig Geração e Transmissão S.A., desde abril de 2013.




Saulo Alves Pereira Junior – O Sr. Pereira Junior nasceu em 1971. É formado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Planejamento Orçamentário de Obras e Serviços pelo IEC/PUC-MG, em Gestão Administrativa pela Universidade Federal da Bahia e o MBA Empresarial da Fundação Dom Cabral. Iniciou sua carreira como estagiário no Centro de Operações da Cemig em 1993. Em 1995 ingressou na Construtel Projetos e Construções Ltda, atuando como engenheiro de planejamento e de coordenação orçamentária de obras. Em 1998 assumiu a Superintendência da Unidade de Negócios da empresa na Bahia. Em 2000 iniciou suas atividades no grupo Andrade Gutierrez como principal gestor de contratos da Construtora Andrade Gutierrez na área de Telecomunicações no estado do Rio de Janeiro. Desde 2004 atua como Diretor Comercial da Construtora Andrade Gutierrez, no desenvolvimento de novos negócios com foco no Setor Elétrico. Desde 2007 passou a exercer funções na Andrade Gutierrez Concessões participando ativamente da consolidação do grupo no Setor Elétrico.




Tadeu Barreto Guimarães – É Consultor da Presidência do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. - BDMG desde 01-08-2012 e Diretor-Presidente da Secretário de Estado. Faz parte do escritório de Prioridades Estratégicas de janeiro de 2011 a agosto de 2012. Foi Membro do Conselho de Administração da Cia de Saneamento de Minas Gerais S.A. – Copasa de abril de 2011 a abril de 2013. Foi Coordenador Executivo – (Secretário Adjunto na Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais-SEPLAG) do Programa Estado para Resultados – EPR de janeiro de 2007 a dezembro de 2010). Líder do projeto Agenda de Melhorias – Caminho para Inovação na Gestão Pública. Parceria do Governo de Minas com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. - BDMG, o Movimento Brasil Competitivo-MBC e a Fundação Dom Cabral (ano de 2010). Membro Efetivo do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A. e Cemig Geração e Transmissão S.A. desde abril de 2013.




Tarcísio Augusto Carneiro – O Sr. Carneiro nasceu em 1960. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em julho de 1983. Fez MBA Executivo em Finanças no IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e Pós-Graduação em Ciências Contábeis para não contadores na FGV – Fundação Getúlio Vargas. É funcionário do Grupo Andrade Gutierrez desde 1988, onde atuou na Construtora Andrade Gutierrez S.A., no Departamento de Concorrências, na área de estudos econômicos financeiros até dezembro de 1999. Em janeiro de 1999 foi transferido para a Andrade Gutierrez Concessões, onde atua como Executivo da Empresa.



 

 Thales de Souza Ramos Filho – O Sr. Thales nasceu em 1940. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Administração de Empresas pela Faculdade Machado Sobrinho de Juiz de Fora. Exerce, atualmente, a profissão de médico e Conselheiro Fiscal da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG.




 

Wando Pereira Borges – O Sr. Borges nasceu em 1936. É formado em economia e administração de empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, tendo concluído estudos de pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e pela Yale University - USA. De 1962 a 1966 foi Economista Chefe do Departamento de Projetos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG; De 1967 a 1969 foi assessor especial do Diretor Geral do DNER; De 1969 a 1970 foi Consultor do BIRD no Chile e em Washington- USA. De 1970 a 1976 foi diretor da TRNSCON, consultoria brasileira em transportes. De 1977 a 1979 foi presidente da Digibrás. De 1979 a 1982 foi Secretário Geral do Ministério dos Transportes. De 1982 a 1984 foi presidente da GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes. De 1984 a 1992 foi consultor da Cia do JARI, da CAEMI e subsidiárias. De 1993 a 1995 foi Consultor em transportes e diretor da ABCE – Associação Brasileira de Consultores em Engenharia. De 1995 a 1996 foi assessor da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. De 1997 a 1999 foi Secretário de Planejamento, Indústria e Comércio de Patos de Minas; De 2000 a 2001 foi consultor da CNT – Confederação Nacional dos Transportes. Desde 2002 atua como consultor em projetos de transporte e concessionárias de rodovias. De 2008 a 2010 foi membro do Conselho de Administração da BOZEL Mineração S/A; De 2008 a 2009 foi Presidente da ELEJA – Elétrica Jacuí S/A; De 2008 a 2009 foi Administrador da Powerbras Energia Holding Ltda. Desde 18/12/2012 é membro do Conselho de Administração da Cemig, da Cemig GT e da Cemig D.



 

Última atualização em 04 de novembro de 2013.