Home de RI | Institucional | Mapa do Site Português English Espanhol
Acesso Rápido
Diretoria e Conselheiros
Diretoria Executiva
Nome Cargo
Mauro Borges Lemos Diretor-Presidente
Mateus de Moura Lima Gomes Diretor Vice-Presidente
César Vaz de Melo Fernandes Diretor de Desenvolvimento de Negócios
Márcio Lúcio Serrano Diretor de Gestão Empresarial
Felipe Torres do Amaral Diretor de Gás
Ricardo José Charbel Diretor de Distribuição e Comercialização
Evandro Leite Vasconcelos Diretor Comercial
Fabiano Maia Pereira Diretor de Finanças e Relações com Investidores
Franklin Moreira Gonçalves Diretor de Geração e Transmissão
Luís Fernando Paroli Santos Diretor de Relações Institucionais e Comunicação
Raul Lycurgo Leite Diretor Jurídico

 

Conselho de Administração
Membros Efetivos Membros Suplentes
José Afonso Bicalho Beltrão da Silva
(presidente do Conselho)
Bruno Westin Prado Soares Leal
Mauro Borges Lemos
(vice-presidente do Conselho)
Samy Kopit Moscovitch
Helvécio Miranda Magalhães Wieland Silberschneider
Marco Antônio de Rezende Teixeira Antônio Dirceu Araujo Xavier
Marco Antonio Soares da Cunha Castello Branco Ricardo Wagner Righi de Toledo
Nelson José Hubner Moreira Carlos Fernando da Silveira Vianna
Allan Kardec de Melo Ferreira Luiz Guilherme Piva
Arcângelo Eustáquio Torres Queiroz Franklin Moreira Gonçalves
Marcelo Gasparino da Silva Aloísio Macário Ferreira de Souza
Victor Guilherme Tito  
Ricardo Coutinho de Sena Bruno Magalhães Menicucci
Paulo Roberto Reckziegel Guedes José Augusto Gomes Campos
José Henrique Maia Daniel Alves Ferreira
Saulo Alves Pereira Junior Marina Rosenthal Rocha
José Pais Rangel José João Abdalla Filho


Declaração – Conselheiros Independentes

Conselho Fiscal
Membros Efetivos Membros Suplentes
Charles Carvalho Guedes Bruno Cirilo Mendonça de Campos
Edson Moura Soares Marcos Túlio de Melo
Rafael Amorim de Amorim Aliomar Silva Lima
Manuel Jeremias Leite Caldas Ronaldo Dias
Newton Brandão Ferraz Ramos Rodrigo de Mesquita Pereira





 

Currículos dos Administradores

 

Allan Kardec de Melo Ferreira – O Sr. Ferreira nasceu em 1947. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Matemática pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Foi Membro Conselho Fiscal do Grupo OI, de 1993 a 2014. Sócio-Consultor da PJF de 1993 a 2014.


 

Aliomar Silva Lima – O Sr. Silva Lima nasceu em 1953, é brasileiro, casado, economista, residente e domiciliado em Belo Horizonte – MG, portador da Carteira de Identidade nº MG – 449262, expedida pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais – MG e do CPF nº 131654456-72. Trabalhou na Companhia Energética de Minas Gerais por 33 anos aposentando na Superintendência de Recursos Financeiros da Companhia.


 

Aloísio Macário Ferreira de Souza – O Sr. Souza nasceu em 1960. É Conselheiro Fiscal e de Administração Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e é Coordenador do Capítulo Rio de Janeiro dessa Entidade. É Contador e atuou como Vice-Presidente de Recursos Humanos da USIMINAS e, anteriormente, como Gerente Executivo da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Atualmente é Conselheiro Fiscal da Guarani S.A. Foi Conselheiro de Administração da USIMINAS e da CPFL Energia; Conselheiro Fiscal da AMBEV e da CELESC. É membro do GGC – Grupo de Governança Corporativa.


 

Antônio Dirceu Araujo Xavier – O Sr. Xavier nasceu em 1944. É formado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com cursos de extensão na Universidade de Harvard, EE.UU. e na Faculdade Internacional de Direito Comparado de Estrasburgo, França. Trabalhou na Cemig de 1972 a 2001, onde chegou a ocupar o cargo de Assistente da Diretoria com atuação no contencioso da empresa. Atuou na Eletrobrás ‐ Centrais Elétricas Brasileiras S.A. como Chefe da Procuradoria Jurídica e na Companhia Mineradora de Minas Gerais‐COMIG, como Assessor da Presidência. De 2001 a 2014 atuou como advogado, com foco no Direito da Eletricidade, vasta experiência nas áreas de administração geral, gestão, processos, procedimentos operacionais, além do gerenciamento e coordenação de equipes multidisciplinares.


 

Arcângelo Eustáquio Torres Queiroz – O Sr. Queiroz nasceu em 1966. É formado em história pela faculdade UNI-BH. Técnico Administrativo da Cemig Distribuição S.A. De 2006 a 2010, exerceu o cargo de Membro titular do Comitê do Prosaúde da Forluz. Membro Efetivo do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A., e Cemig e Transmissão S.A., desde 2009.


 

Bruno Cirilo Mendonça de Campos – Desde março de 2014 é Gerente Setorial do Setor Financeiro na Secretaria do Tesouro Nacional-STN/MF. De julho de 2011 a fevereiro de 2014 foi Gerente de Projetos na Secretaria do Tesouro Nacional-STN/MF. De maio de 2009 a junho de 2011 foi Analista de Fianças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional-STN/MF.


 

Bruno Magalhães Menicucci – O Sr. Menicucci nasceu em 1986. Formado em Engenharia de Produção em 2009 pela Universidade Federal de Minas Gerias-UFMG, com pós-graduação em Consultoria Jurídica Empresarial pelo Praetorium – Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito. Desde 2008 atua como Engenheiro Assistente da Empresa Holding de Concessionárias de Serviços Públicos, com controle acionário da Andrade Gutierrez Participações.


 

Bruno Westin Prado Soares Leal – O Sr. Leal nasceu em 1983. É formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, tendo concluído o mestrado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo - USP. Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda, desde maio de 2009. Conselheiro Fiscal da Eletrobrás Termonuclear S.A. –Eletronuclear, desde maio 2012.


 

Carlos Fernando da Silveira Vianna – O Sr. Vianna nasceu em 1956. É formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com especialização em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, pós-Graduação “lato sensu” em Administração Pública, pela The George Washington University, em Washington/DC e MBA, em Gestão Organizacional, pelo IBMEC. Ingressou no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG em 1980, onde ocupou os seguintes cargos: De 1980 a 1998: Analista de desenvolvimento. Entre 1999 e 2005 atuou como gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e entre 2006 e 2010, gerente do Departamento de Tecnologia e Meio Ambiente. Desde 2011 atua na assessoria de Inovação da presidência do BDMG.


 

César Vaz de Melo Fernandes – O Sr. Fernandes nasceu em 05/11/1957. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com MBA em Finanças e Gestão de Negócios pelo IBMEC. Foi Superintendente de Distribuição do Triângulo (Cemig) entre 1995 e 1998, Superintendente de Engenharia da Distribuição (Cemig) entre  1998 e 2000, Superintendente de Operações e Manutenção da Distribuição (Cemig) entre 2000 e 2002, Superintendente de Distribuição da Região Metropolitana de BH (Cemig) entre 2003 e 2005, Coordenador Executivo dos Projetos Hidrelétricos da Amazônia pela Cemig entre 2008 e 2009, Superintendente de Planejamento e Operação da Cemig GT entre 2009 e 2010 e Superintendente de Desenvolvimento de Negócios em 2015. Foi, ainda, Diretor de Construção de Furnas entre 2005 e 2007.


 

Charles Carvalho Guedes – Graduado em processamento de dados e pós-graduado em Fianças e Ciências Contábeis pela FGV-Fundação Getúlio Vargas. Desde março de 2007 é Coordenador-Geral de Participações Societárias. De abri de 2010 a abril 2014 foi Conselheiro Fiscal das centrais elétricas Brasileiras – Eletrobrás. Desde abril 2014 é Conselheiro Fiscal da Petrobrás Biocombustível – Petrobio. Desde março de 2015 é membro Suplente do Conselho de Administração da IBR Brasil Resseguros S.A.


 

Daniel Alves Ferreira – O Sr. Ferreira nasceu em 1972. Atua como advogado responsável pelas áreas de Contencioso de Massa e Mercado de Capitais do Escritório MPMAE, com atuação nas áreas de Direito nas Relações de Consumo, Direito Civil e Direito Societário. Participou das Jornadas do Direito Processual Civil pelo Instituto dos Advogados de São Paulo, Aspectos da Reforma do Código de Processo Civil, União Estável, Alterações do Código de Processo Civil, todos pelo IASP.


 

Edson Moura Soares – Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais. De janeiro de 2011 a dezembro de 2014 foi chefe de Gabinete na Câmara dos Deputados de Brasília. De junho de 2007 a dezembro de 2010 foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados em Brasília.


 

Evandro Leite Vasconcelos – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Concluiu o mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Foi Diretor de Energia da Light S.A. e, interina e cumulativamente, de Desenvolvimento de Negócios da Companhia, até 2014. Foi professor de física do Sistema Pitágoras de Ensino e professor de Hidrologia no curso de Engenharia Civil da PUCMinas. Trabalhou na Cemig de 1983 a 2010, ocupando a Gerência da Divisão de Hidrometeorologia. Operacional e o Departamento de Planejamento Energético. Foi superintendente de Coordenação de Geração e Transmissão, superintendente de Transmissão, superintendente de Geração e superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão. Foi diretor de Geração e diretor-presidente da Rosal Energia S.A., subsidiária integral da Cemig. Atualmente é membro do Conselho da Renova Energia S.A., da Light Esco Prestação de Serviços S.A. e do Cepel.


 

Fabiano Maia Pereira – Graduado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2003 atua como Analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, atuando na gestão da dívida pública interna e externa e no desenvolvimento de programas federais baseado em operações de crédito. É, também, membro dos Conselhos Fiscais da BB Cartões S.A., e da BB Capitalização S.A. e da BB DTVM S.A.


 

Felipe Torres do Amaral – Graduado em Administração pela Fumec, em 2004. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas em 2009. Especialização em Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral em 2012. Especialização em Estratégia pelo INSEAD, em 2014. Experiência na gestão de vendas, marketing, logística, franquias e operações. Entre abril de 2005 e outubro de 2006 ocupou cargo de gerência na Ambev. Entre outubro de 2006 e junho de 2012 ocupou cargos de gerência na Whirpool Latin America. Entre Junho de 2013 e Março de 2014 ocupou o cargo de gerente executivo na Via Varejo S.A. No ano de 2014 ocupou o cargo de Diretor Executivo na Cozinhas Itatiaia.  Ocupa a função de Principal partner na F2B Capital S.A. O administrador acima declara que nos últimos 5 anos não teve qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas; qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.


 

Franklin Moreira Gonçalves – O Sr. Gonçalves nasceu em 1970. Formado em Análise de Sistemas pela Unicentro Newton Paiva, Belo Horizonte, com MBA em Liderança e Gestão de Empresas Estatais pela Fundação FranklinCovey Business School/Fundação Coge, Rio de Janeiro. Foi técnico de Operação do Sistema do Departamento de Supervisão e Controle da Operação do Sistema Cemig (Diretoria de Geração e Transmissão) e da Superintedência de Engenharia de Operação da Distribuição (Diretoria de Distribuição) da Cemig. Secretário de Energia da Federação Nacional dos Urbaniários (FNU). Filiado à CUT, de 2003 a 2009, presidente da FNU-CUT desde 2009 e diretor do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro-MG) de 1993 a 2014. É, também, membro do Conselho de Administração da Cemig, Cemig D e Cemig GT, do Conselho de Administração da Transmissora Brasileira de Energia (TBE), do conselho do Plano Brasil Maior (conselho de âmbito federal para energias renováveis), do Conselho Estadual de Energia de Minas Gerais, do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.


 

Helvécio Miranda Magalhães – O Sr. Magalhães nasceu em 1963. É formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Epidemiologia pela mesma universidade, tendo concluído o doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Ente 2003 a 2008 foi Secretário Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte. Entre 2009 e 2010, ocupou o cargo de Secretário Municipal de Orçamento, Planejamento e Informação da Prefeitura de Belo Horizonte. Entre 2011 e 2014, foi Secretário de Atenção à Saúde, do ministério da Saúde.


José Afonso Bicalho Beltrão da Silva – O Sr. Silva nasceu em 1948. Formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Economia Regional pelo CEDEPLAR/UFMG e PhD (Doutor) em Economia pela Universidade de Manchester-Inglaterra. Foi presidente do CREDIREAL – Banco de Crédito Real de Minas Gerais entre 1994 a 1997 e do BEMGE- Banco do Estado de Minas Gerais ente 1994 e 1998. Exerceu o cargo de Secretário de Finanças, da Prefeitura de Belo Horizonte de janeiro de 2006 a julho de 2012. De março de 2009 a julho de 2014 foi presidente da PBH Ativos S/A. De abril de 2013 a dezembro de 2014 ocupou o cargo de Assessor do Ministério do Desenvolvimento, Industrial e Comércio Exterior. Foi também Assessor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de abril de 2013 a dezembro de 2014.


 

José Augusto Gomes Campos – O Sr. Campos nasceu em 1964, formado em Física. Atuou de 2006 a 2008 como Diretor de Project Finance da Corporación Quiport S/A. e, a partir de 2008 como conselheiro de administração. Desde 2009 atua na Andrade Gutierrez Concessões S/A como Gerente de Desenvolvimento de Projetos.


 

José Henrique Maia – Formado em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui o curso de Especialização em Engenharia Rodoviária pelo Instituto de Pesquisas Rodoviária – IPR. Durante o Curso de Engenharia fez parte do Conselho Universitário da Universidade como representante dos alunos. Iniciou sua carreira no mesmo ano na Andrade Gutierrez como Engenheiro auxiliar de Obras. No ano seguinte tornou-se Engenheiro Chefe de Obras, função na qual executou obras de pavimentação e terraplenagem para o antigo DNER e para o DER do estado de S. Paulo. Posteriormente trabalhou na implantação da Infraestrutura do Complexo Petroquímico de Camaçari na Bahia, sendo responsável por várias obras, entre elas a da Barragem de Segurança. Coordenou as equipes de Infraestrutura da Andrade Gutierrez na Implantação da Siderúrgica da Açominas sendo responsável pela movimentação de cerca de 100.000.000 de metros cúbicos de solo. Assumiu a Superintendência Técnica onde dirigiu as equipes responsáveis pela preparação do planejamento e orçamentação de diversas concorrências entre elas a do Aeroporto de Confins. Como superintendente de obras foi responsável pelas obras do Ministério da Aeronáutica para implantação do Centro Aero espacial de Alcântara, da expansão da Fábrica de Alumínio da Alcoa, da infraestrutura e das Edificações da Mineração São Bento, da Gencor. Assumiu uma das Diretorias Comerciais responsável pelas obras da região Sul, parte da região Nordeste e do Centro Sul, função que exerceu até se aposentar em 08/07/1998. Após esta data permaneceu no grupo Andrade Gutierrez na função de Consultor.


 

José João Abdalla Filho – O Sr. Abdalla Filho nasceu em 1945, é banqueiro, Diretor Presidente e acionista controlador do Banco Clássico S.A.; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG; Membro Suplente do Conselho de Administração da Tractebel Energia S.A.; Diretor-Presidente da Dinâmica Energia S.A.; Diretor-Presidente da Social S.A. Mineração e Intercâmbio Comercial e Industrial. Membro do conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A., e Cemig Geração e Transmissão S.A.


 

José Pais Rangel – Diretor Vice-Presidente do Banco Clássico S.A.; Membro do Conselho de Administração da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG; Membro do Conselho de Administração da Tractebel Energia S.A.; Membro do Conselho de Administração da Kepler Weber S.A.; Gestor de Fundos de Investimento, credenciado pela CVM. Membro do conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A., e Cemig Geração e Transmissão S.A.


 

Luís Fernando Paroli Santos – O Sr. Paroli nasceu em 1971, é brasileiro, casado, residente e domiciliado em Belo Horizonte-MG. Desde 2004 é Sócio proprietário da Fazenda Capoeira Grande, no Município de Elói Mendes/MG, atuando na sua administração financeira e gestão de recursos. Entre 2008 e jan/2016 atuou como Diretor de Administração de Furnas Centrais Elétricas S.A.. 2011 – 2014 - Vice-Presidente da Fundação COGE. Jan 2015 – Dez 2016 - Presidente do Conselho Diretor da Fundação COGE e Presidente da Fundação COGE, eleito em novembro de 2014. Jan 2016 – Mar 2016: Assessor da Presidência da CEMIG com atribuições na área de  Comunicação Empresarial. Atuou como membro do Conselho de Administração: 12/5/10 a 11/4/12 - Retiro Baixo Energética S.A., 30/04/10 e 29/03/12 - Companhia Transleste de Transmissão, 26/04/11 a 29/03/12 - Companhia Transirapé de Transmissão, Companhia Transudeste de Transmissão, Companhia de Transmissão Centroeste de Minas e Companhia de Transmissão Furna-Pimenta II.  


 

Luiz Guilherme Piva – O Sr. Piva nasceu em 1962. Formou-se em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF, com especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental – ENAP, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP. Foi Coordenador Geral do DESEP – Departamento de Estudos Sócioeconômicos e Políticos nos anos de 1989 a 1996. Atuou como Assessor Econômico e Subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento entre 1996 e 1999. Foi Assessor Econômico da Câmara dos Deputados de 1999 a 2003. Atuou como Assessor Econômico da Equipe de Transição Governamental e Ministério da Fazenda entre 2002 e 2003. Assessor Econômico da Presidência da FUNCEF no ano de 2003. Foi Diretor de Finanças, Economista-Chefe e Diretor de Consultoria da BDO-Trevisan entre 2004 e 2007. Diretor da Stratus Investimentos no ano de 2007. Foi Diretor de Investimentos e Finanças Corporativas de 2007 a 2012, na LCA Consultores. Atuou como Diretor de Investimentos na Angra Partners de 2012 a 2013. Foi CEO da Itatiaia Móveis de 2013 a 2014. Atuou como Assessor da Presidência para Operações Estruturadas e Mercado e Capitais do BDMG – Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais entre 2014 e 2015, onde atualmente possui o cargo de Vice-Presidente.


 

Manuel Jeremias Leite Caldas – O Sr. Caldas nasceu em 1956. É Economista e Engenheiro Eletricista, Assessor Financeiro da Alto Capital Gestora de Recursos. Foi gestor e economista Chefe do Banco PEBB S.A., Analista Sênior do Banco Bozano Simonsen S.A. É Conselheiro de Administração titular da AES Eletropaulo. É Conselheiro Fiscal da Eletrobras e Contax. Foi Conselheiro de Administração da Forjas Taurus. Foi Conselheiro Fiscal da OI e CESP.


 

Marcelo Gasparino da Silva – O Sr. Silva nasceu em 1971. É advogado especialista em Administração Tributária Empresarial pela ESAG e MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças. Em 2007, iniciou carreira executiva como Diretor Jurídico-Institucional da CELESC. É Coordenador do Capítulo Santa Catarina, Conselheiro de Administração Certificado e compõe o Banco de Conselheiros do IBGC. Presidente do Conselho de Administração da USIMINAS, Conselheiro de Administração da BRADESPAR e ETERNIT. Foi Conselheiro de Administração da Eletrobras, Celesc, AES Eletropaulo, Tecnisa e SC Gás. Foi Conselheiro Fiscal da BRADESPAR, AES Eletropaulo, AES Tietê e da RENUKA Brasil. É Coordenador do Comitê Jurídico e Compliance da ETERNIT. É Porta-voz do Grupo de Governança Corporativa – GGC.


 

Márcio Lúcio Serrano – Graduado em História Natural, em Ciências Biológicas e em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No setor empresarial, atuou na Mineração Morro Velho / Anglo Gold Corporation, como médico do Trabalho; no Centro de Medicina do Trabalho de Belo Horizonte, como diretor Técnico Executivo e gestor dos Programas de Saúde Ocupacional Setor Moveleiro do Sistema FIEMG; na Unimed BH, como fundador e coordenador do Departamento de Saúde Ocupacional; Na V&M do Brasil, como gerente da Fundação Sidertube e do Grupo Vallourec, conselheiro de Saúde e Social do Conselho da V&M e consultor da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil; e no Biocor Instituto, como médico coordenador de Saúde Ocupacional. É acadêmico da Academia Nacional de Medicina do Trabalho.


 

Marco Antônio de Rezende Teixeira – O Sr. Teixeira nasceu em 1956. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Advogado da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, desde 1983. Foi procurador Geral do Município de Belo Horizonte de 1997 a 2012. O Sr. Rezende Teixeira é Sócio Gerente da Rezende Teixeira Sociedade de Advogados, desde 2012.


 

Marco Antonio Soares da Cunha Castello Branco – O Sr. Castello Branco Formou-se em engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Diretor Presidente da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais de 2008 a 2010. Atua como Membro do Conselho Consultivo da HYDAC Tecnologia do Brasil Ltda, desde 2010. Atua como Membro do Conselho de Administração da Diferencial Energia Participações S.A. desde 2011.


 

Marina Rosenthal Rocha – A Sra. Rosenthal Rocha nasceu em 1983. É formada em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Gestão, com Ênfase em Finanças pela Fundação Dom Cabral. É executiva da Andrade Gutierrez Concessões S.A., atuando em estudos técnicos de desenvolvimento de projetos, análise econômico financeira, gerenciamento e controle de portfólio e valoração de empresas. Entre 27/04/2012 e 17/12/2012 atuou como membro suplente do Conselho Fiscal da Cemig, Cemig D e Cemig GT e, a partir de 18/12/2012 é membro suplente do Conselho de Administração da Cemig, Cemig GT, Cemig D. É, também, membro do Conselho de Administração da Santo Antônio Energia, holding controladora da Usina de Santo Antônio, no rio Madeira.


 

Mateus de Moura Lima Gomes – Concluiu a graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), em 2005, e, em 2008, especialização em Direito Administrativo e atualmente cursa especialização em Direito Tributário. Mestre em Direito Público pela PUCMinas. Possui experiência na área de Direito Público com ênfase em Direito Eleitoral, Administrativo e Municipal. Exerceu o cargo de procurador-geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte em 2012 e 2013. É membro da Comissão de Direito Eleitoral OAB/Minas Gerais na gestão 2010/2012, professor da PUCMinas e da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG (Direito Eleitoral). Preside a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MG na gestão 2013/2015.


 

Mauro Borges Lemos – O Sr. Borges Lemos é formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Economia pela Universidade de Londres, com pós-doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e pela Universidade de Paris. Professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1980. Foi Presidente da Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial- ABDI de 2011 a 2014. No Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior desde 2013, atuou como Ministro entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2015.


 

Nelson José Hubner Moreira – O Sr. Hubner Moreira nasceu em 1954 . Formou-se em Engenharia pela Universidade Federal Fluminense (RJ) com especialização em Matemática pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Foi ministro interino de Minas e Energia, entre maio de 2007 a janeiro de 2008. Foi Diretor Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL de 2009 a 2013.


 

Newton Brandão Ferraz Ramos – O Sr. Ramos nasceu em 1969. É formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Administração pela FUMEC/MG e o MBA em Finanças pela Fundação Dom Cabral. Entre 1993 e 1994 atuou como supervisor na Branaço produtos Siderúrgicos SA. Entre 1994 e 1995, atuou como Gerente de Setor pelo Carrefour Com. e Ind. Ltda. Atuou como Contador na ARG Ltda entre 1995 e 1996 e como Perito Contábil entre 1996 e 1997. De 1997 a 1998 exerceu a função de Gerente Administrativo Financeiro da Visoconsult Engenharia Ltda e desde 1998 atua como executivo da Andrade Gutierrez Concessões, exercendo o papel de membro dos Conselhos Fiscais da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR e da Companhia de Concessões Rodoviárias – CCR.


 

Paulo Roberto Reckziegel Guedes – O Sr. Guedes nasceu em 1961. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo concluído o curso de MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Atuou como auxiliar técnico na MRoscoe em 1982, e na Construtora Sultepa S.A. entre 1983 e 1991, onde exerceu os cargos de Engenheiro Auxiliar a Engenheiro Supervisor, assumindo a Superintendência Operacional do Consórcio Conesul pela Construtora Sultepa em 1991. Entre 1993 e 1999 atuou como Gerente de Projetos na Construtora Andrade Gutierrez, exercendo, desde 2000, o cargo de Diretor da Andrade Gutierrez Concessões (AGC). Representa a AGC nos Conselhos de Administração da CCR, Dominó, Waterport e Companhia Operadora de Rodovias S.A..


 

Rafael Amorim de Amorim – O Sr. Rafael Amorim de Amorim, Advogado e Administrador. Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Brasília (UCB-DF). Consultor Legislativo - Área Direito Administrativo e Administração Pública - da Câmara dos Deputados. Subcontrolador de Correição Administrativa da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais. Conselheiro Fiscal da CEMIG S.A. Professor do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Instrutor de cursos da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda - ESAF/MF - e do Centro de Formação da Câmara dos Deputados - CEFOR. Exerceu cargos efetivos e/ou comissionados na Controladoria-Geral da União, no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e na Advocacia-Geral da União. Foi Conselheiro Fiscal da Light S.A (exercício 2015/2016)


 

Raul Lycurgo Leite – Graduou-se, em 1997, em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), tendo concluído pós-graduação em Direito e Política Tributária, e em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Direito Internacional pela American University – Washington College of Law, em Washington (EUA); Desde 2002, atua como procurador federal da Procuradoria Geral e da Advocacia Geral da União. Desde 2011 atua como consultor jurídico do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Atua, ainda, na Procuradoria-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tendo participado da “força-tarefa” formada pela PGF/AGU para viabilizar a privatização da 2ª Etapa (Fase II) e 3ª Etapa (Fase I) do Programa Federal de Concessão de Rodovias, para o combate do transporte-pirata nas linhas de ônibus interestaduais e internacionais, para viabilizar o Programa Pro-Pass Brasil que visa licitar 98% das linhas de transporte rodoviário interestadual de passageiros e para viabilizar a licitação do Trem de Alta Velocidade. É membro titular do Conselho Fiscal da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos (ApexBrasil) e da Finame e membro suplente do Conselho Fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


 

Ricardo Coutinho de Sena – nascido em 04 de março de 1948, membro do Conselho de Administração da Andrade Gutierrez Concessões S.A., companhia que presidiu desde sua fundação até o início de 2013. De setembro de 2013 até março de 2014 participou como membro do Comitê Executivo da Holding do Grupo AG. Desde março de 2013 é Presidente da Andrade Gutierrez Engenharia S.A. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Antes de iniciar sua atuação no Grupo Andrade Gutierrez, atuou na M. Roscoe – Engenharia, Indústria e Comércio, onde foi Diretor Técnico. Entrou para o Grupo AG em 1981, tendo atuado até 1993 como Chefe do Departamento de Orçamentos. Em 1993 passou a atuar como Superintendente na Unidade de Novos Negócios. Nessa função liderou a atuação que levou à consolidação do portfólio da empresa nas concessões de serviços públicos de infraestrutura. De 2000 até 2013, como Presidente e membro de Conselho de Administração da Andrade Gutierrez Concessões, liderou dezenas de projetos no Brasil e América Latina em parceria com sócios canadenses, americanos, franceses, portugueses e brasileiros. É membro dos Conselhos de Administração da CCR S.A. desde junho/2000 e da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A e Cemig Geração e Transmissão S.A. desde agosto/2010 até abril/2015, sendo reeleito em janeiro/2016. Já exerceu os cargos de Conselheiro de Administração da Dominó Holdings que possui participação acionária na Sanepar – Companhia de Saneamento do Estado do Paraná , da Quiport - Concessionária do Aeroporto Internacional de Quito – Equador e da Light e Light Serviços de Eletricidade S.A. – concessionária de serviços de energia elétrica do Rio de Janeiro. Foi membro dos Conselhos de Administração da Telemar Participações S.A. de abril/2011 até novembro/13, da CTX Participações S.A. de abril/2011 até novembro/13. É membro do Conselho Consultivo da ABCR - Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.


 

Ricardo José Charbel – O Sr. Charbel nasceu em 1959. É formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Engenharia de Manutenção e Operação de Distribuição de Energia Elétrica pela Universidade Mackenzie de São Paulo, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o MBA Empresarial em Gestão de Negócios pelo Ibmec-MG. O Sr. Charbel é profissional de carreira da Cemig, onde exerceu os cargos de Analista de Sistemas e Engenheiro (1983-1990), Gerente de Divisão e Gerente de Relacionamento Comercial (1999-2007), Gestor e Superintendente da Coordenação Executiva do Programa Luz Para Todos (2007-2010). Entre 2010 e 2012 foi Superintendente de Planejamento, Estudos e Projetos de Expansão da Distribuição. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig.


 

Ricardo Wagner Righi de Toledo – O Sr. Toledo nasceu em 1957. É formado em Administração de Empresas, com MBA em estratégia empresarial pela FGV/OHIO e pós-graduações em Finanças e Gestão empresarial. Curou o curso de Conselheiro de Administração pelo IBGC e o PGA no INSEAD. De 1980 a 1996 foi superintendente das áreas de Câmbio, Crédito, Marketing, Planejamento e Comercial do Banco do Estado de Minas Gerais – Bemge. De 1996 a 2002 ocupou a posição de superintendente de Estratégia, Comercial e Poder Público do Banco Itaú S.A.. Entre 2000 e 2002 foi diretor membro da equipe do Banco Itaú responsável pela aquisição e fusão do Banestado. De 2003 a 2005 foi o principal executivo do Banco Simples. Entre 2005 e 2008 ocupou o cargo de vice-presidente do banco Bonsucesso S.A.. De 2008 a 2011, foi Diretor de Planejamento Estratégico, Fusões & Aquisições e Alianças Estratégicas da Usiminas S.A. e membro do Conselho de Administração da Mineração Usiminas e Soluções Usiminas S.A. Atua como Consultor Independente em estratégia, governança e inovação empresarial na Innovare Consultoria Ltda Economista desde 2012.


 

Ronaldo Dias – Foi Ouvidor do Banco Clássico S.A. no período de 2007 a 2013. Atualmente é Auditor Interno e Gerente Administrativo do Fundo Dinâmica Energia do Banco Clássico S.A. Membro Suplente do Conselho Fiscal da CEG, até abril de 2016.


 

Samy Kopit Moscovitch – É formado em Ciências Econômicas pela FACE-Faculdade de Ciências Econômicas. Universidade Federal de Minas Gerais. E em Mestrado em Geografia, pelo IGC-Instituto de Geociências. Universidade Federal de Minas Gerias. De abril de 2010 a janeiro 2015 ocupou o cargo de assessor de Diretoria do BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; De março de 2009 a fevereiro de 2010 ocupou o cargo de Especialista em Competitividade Industrial da ABDI-Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Desde 30 de abril de 2015 é membro suplente dos conselhos de administração da Cemig, Cemig GT e Cemig D.


 

Saulo Alves Pereira Junior – O Sr. Pereira Junior nasceu em 1971. É formado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo concluído os estudos de pós-graduação em Planejamento Orçamentário de Obras e Serviços pelo IEC/PUC-MG, em Gestão Administrativa pela Universidade Federal da Bahia e o MBA Empresarial da Fundação Dom Cabral. Iniciou sua carreira como estagiário no Centro de Operações da Cemig em 1993. Em 1995 ingressou na Construtel Projetos e Construções Ltda, atuando como engenheiro de planejamento e de coordenação orçamentária de obras. Em 1998 assumiu a Superintendência da Unidade de Negócios da empresa na Bahia. Em 2000 iniciou suas atividades no grupo Andrade Gutierrez como principal gestor de contratos da Construtora Andrade Gutierrez na área de Telecomunicações no estado do Rio de Janeiro. Desde 2004 atua como Diretor Comercial da Construtora Andrade Gutierrez, no desenvolvimento de novos negócios com foco no Setor Elétrico. Desde 2007 passou a exercer funções na Andrade Gutierrez Concessões participando ativamente da consolidação do grupo no Setor Elétrico.


 

Wieland Silberschneider – O Sr. Silberschneider nasceu em 1960. É formado em economia pela PUC-Minas, com especialização em Teoria e Operação de uma Moderna Economia Nacional pelo Institute for Brazilian Business and Public Management Issues/ George Washington University - Washington DC, em Orçamento, Controle e Contabilidade pelo Instituto de Estudios Fiscales – Ministerio de Hacienda/Madrid-Espanha e em Gestão Macroeconômica e Política Fiscal, pelo Centro Regional de Capacitação para a América Latina no Brasil/FMI. Cursou mestrado em Sociologia Urbana e Industrial pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG e doutorado em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR - Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG. Entre 1990 e 1992 foi diretor de orçamento da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e entre 1992 e 1993 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, ocupando, entre 1997 e 1999 a secretaria municipal adjunta de planejamento desta mesma prefeitura e entre 1996 e 1997, assessor econômico fiscal da Secretaria da Fazendo do Estado de Minas Gerais. Entre 1999 e 2003 foi diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Fazenda. Foi Subsecretário de Planejamento e Orçamento Ministério do Trabalho e Emprego entre 2003 e 2004 e do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome entre 2004 e 2005. Entre 2005 e 2007 foi o Representante do Estado de Minas Gerais no Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros da Secretaria da Fazenda do estado de Minas Gerais. Desde 2005 atua como Auditor Fiscal da Receita Estadual na Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais e também como Consultor de Programas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança.


 

Última atualização em