Diretoria e Conselhos

  • Relações com Investidores
  • Governança Corporativa
  • Diretoria e Conselhos

Conselho de Administração

Órgão de deliberação colegiada que realiza a supervisão e controle das atividades da Companhia, exercendo responsabilidades concretas em relação à estratégia e à direção do negócio, e encomendando a gestão ordinária dos negócios aos órgãos executivos.

O Conselho de Administração será composto de 9 (nove) membros efetivos, dentre os quais um será seu Presidente, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral, para mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas

Regimento Interno do Conselho de Administração

Nome

Cargo

Eleição

Término

Márcio Luiz Simões Utsch (majoritário)

Presidente do Conselho

29/04/2024

AGO 2026

José Reinaldo Magalhães (majoritário)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Aloísio Macário Ferreira de Souza (preferencialistas)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Afonso Henriques Moreira Santos (majoritário)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Marcus Leonardo Silberman (majoritário)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Roger Daniel Versieux (minoritários)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

José João Abdalla Filho (minoritários)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Anderson Rodrigues (representante dos empregados)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Ricardo Menin Gaertner (majoritário)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Currículos

Márcio Luiz Simões Utsch (majoritário, presidente do Conselho)

Bacharel em Direito; MBA em Gestão Avançada/Finanças pela INSEAD; Especializado em Administração/Varejo pelo COPPEAD/UFRJ.

Seus principais cargos como executivo foram Superintendente de Compras e de Operações da Mesbla (loja de departamentos), Diretor Comercial e Logística de Distribuição da Gradiente Entertainment (eletrônica e jogos).

Ingressou na Alpargatas em 1997, onde exerceu função de Diretor de Negócios e, a partir de 2003 até janeiro de 2019, a função de Presidente da empresa, onde foi responsável por liderar a transformação da Havaianas para uma marca desejada e comercializada em mais de 100 países, tendo filiais próprias na Europa, Ásia e Américas.

Foi membro do Conselho de Administração da HAPVIDA até agosto de 2022.

Trabalhos atuais

  • Presidente do Conselho da CEMIG desde 03/2019,

  • Conselheiro do Grupo SBF – Centauro

  • Conselheiro do Martins Atacadista (familiar de capital fechado)

  • Advisory Board para Bauducco

  • Advisory Board para Granja Mantiqueira

  • Consultor de Ana Couto Branding

José Reinaldo Magalhães (majoritário, membro titular)

Formação Acadêmica

MBA em Finanças Corporativas e Direito Societário – Fundação Getúlio Vargas (FGV)

MBA em Finanças – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC)

Graduação em Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Certificações pelo IBGC Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)

Experiência Profissional

BR-Investimentos/Bozano Investimentos 12/2009-09/2015: Investimentos Gestoras de Recursos – Rio de Janeiro (RJ) – Gestoras de FIPs no segmento de Private Equity Membro da equipe responsável pelas decisões de investimentos e desinvestimentos dos Fundos

PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil 01/2006-05/2008:  Diretoria de Investimentos, responsável pela gestão dos investimentos da PREVI.

05/1998-11/2002: Diretoria de Planejamento/Gerência de Riscos – Gerente Executivo, com atuação nas áreas de Planejamento de Investimentos, Programação Orçamentária e Gestão de Riscos.

Banco do Brasil S.A.: ingressou no banco em 1975 tendo ocupado diversas funções de destaque. 07/2004-12/2005: Agência – Nova Iorque (NY) – Gerente-Adjunto no Exterior 12/2002-06/2004: Escritório de Representação – Chicago (IL) – Gerente-Adjunto no Exterior

08/1995-04/1998 – Diretoria Internacional/Divisão de Instituições Financeiras – São Paulo (SP) – Gerente de Divisão, responsável por: Relacionamento com Bancos Nacionais e Internacionais

05/1994-07/1995 – Programa de Treinamento para Gerentes no Exterior – São Paulo, Austin, TX (USA) e Londres (UK) – Trainee.

01/1990-04/1994 – DIBAN/DETEC – Departamento Técnico – Brasília (DF) Analista, no BB-BI – Banco de Investimentos, e Assessor Técnico, no DETEC, responsável por: Análise de Projetos de Investimento de Capital e Decisão de alocação de crédito, Reestruturação de dívidas.

12/1983-12/1989 – Superintendência Estadual de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG) Assessor Técnico, integrante da equipe de coordenação do FUNDEC – Fundo de Desenvolvimento Comunitário, responsável pela implantação do Programa no Estado de MG

Participação em Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitês

COSERN – Companhia Energética do Rio Grande do Norte 1998/2000 – Membro e Vice-Presidente do Conselho de Administração

CELPE – Companhia Energética de Pernambuco 2000/2002 – Membro do Conselho de Administração, Presidente do Conselho no período 02- 11/2002.

EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica 2006/2009 – Membro do Conselho de Administração

CPFL Energia 2009/2013 – Presidente do Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria

ULTRAPAR –2013/2015 – Membro Titular do Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria

JEREISSATI PARTICIPAÇÕES S.A. 2017/2021 – Membro do Conselho de Administração

CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, 04/2019-atual – Membro do Conselho de Administração, Comitê de Estratégias e Finanças e Comitê de Recursos Humanos

TAESA – 2021/atual – Membro do Conselho de Administração, Comitê de Finanças e Comitê de Auditoria

GASMIG – Companhia de Gás de Minas Gerais 2021/atual – Membro do Conselho de Administração

Outras Atividades Profissionais ABRAPP – Associação Brasileira de Entidades de Previdência Complementar –Comissão Técnica Nacional de Investimentos 01/2006-05/2008 – Membro Titular representante da PREVI. PRI – Principles for Responsible Investments (UNEP-FI) – Genebra, Suiça Programa global da ONU para investidores institucionais, voltado para a promoção das melhores práticas de investimento responsável, focado em questões ambientais, sociais e de governança corporativa. 04/2006-06/2008 – Membro Titular, representante da América Latina no Board, Grupo Executivo de gestão

Aloísio Macário Ferreira de Souza (minoritários, membro titular)

Formação Acadêmica

Pós-graduações:

– 2004-2005 – MBA em Previdência Complementar – Instituto Ideas /Coppe- UFRJ

– 2002-2003 – MBA em Modelagem Avançada e Avaliação de Empresas – LLM Inteligência Empresarial – RJ

– 1992 – MBA em Gestão de Bancos Comerciais e de Investimento – Citibank (EUA)

Graduação:

1980-1984 Ciências Contábeis – UnB

Certificações:

Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC

Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC

 Experiência Profissional Executiva

10/2014 – 09/2015 – Vice-Presidente de RH e TI da USIMINAS S. A.

06/1999 – 08/2011 – Gerente Executivo da PREVI

09/1995 – 05/1999 – Gerente da Divisão de Análise e Avaliação de Ativos da BB-DTVM

Atuações em Órgãos Colegiados nos últimos 10 anos

Desde 01/2022 – VIVEST – Fundação CESP / Membro do Comitê de Auditoria

Desde 07/2021 – NORTE ENERGIA / Conselheiro Fiscal

05/2021 – 04/2022 – GASMIG /Conselheiro de Administração

Desde 04/2021 – BONAIRE Participações S. A. (em liquidação extrajudicial) / Conselheiro Fiscal

12/2019 – 05/2020 – BATTISTELLA Adm. e Part. S. A / Conselheiro Fiscal

Desde 04/2019 – BANCO DO BRASIL S. A. / Conselheiro Fiscal

04/2019 – 04/2020 – BRADESPAR S. A. / Conselheiro Fiscal

08/2018 – 08/2020 – CELESC S. A. / Membro do Comitê de Auditoria Estatutário

04/2018 – 04/2019 – USIMINAS S. A. / Conselheiro Fiscal

04/2017 – 04/2018 – ETERNIT S. A. / Conselheiro Fiscal

04/2016 – 06/2018 – CEMIG S. A. e suas controladas: CEMIG D e CEMIG GT

Conselheiro de Administração – suplente e membro do Comitê de RH, Indicação e Nomeação

04/2016 – 04/2017 – ELETROBRAS S. A. / Conselheiro Fiscal / Membro do Comitê de Auditoria

04/2014 – 04/2015 – CELESC / Conselheiro Fiscal

04/2012 – 04/2016 – IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – Capítulo RJ

03/2011 – 03/2017 – GUARANI S. A. (atual TEREOS BRASIL S. A.) Conselheiro Fiscal

04/2010 – 04/2014 – USIMINAS S. A. / Conselheiro de Administração e Membro de Comitês de RH e de Auditoria

Além disso, em anos anteriores atuou nos conselhos e comitês das seguintes cias. do Setor:

05/2004 – 04/2006 – Rio Grande Energia – RGE / Conselheiro de Administração

09/2003 – 09/2005 – Cia. Hidrelétrica Serra da Mesa – SEMESA / Conselheiro de Administração

04/2003 – 04/2005 – ENERCAN / Conselheiro de Administração

04/2003 – 04/2006 – CPFL Energia, CPFL Geração, CPFL Paulista e CPFL Piratininga

Conselheiro de Administração Titular e Membro do Comitê de Governança Corporativa

11/2001 – 04/2002 – CPFL Piratininga S.A / Conselheiro Fiscal

04/2000 – 04/2001 – CELPE S. A. / Conselheiro de Administração Suplente

04/2000 – 04/2001 – COSERN S.A. / Conselheiro de Administração Suplente

Afonso Henriques Moreira Santos (majoritário, membro titular)

FORMAÇÃO:

Livre-Docente: em Energia pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente pela Universidade de São Paulo – 2013.

Pós-Doutorado:  Centre   International   de   la   Recherche   sur l’Environnement et le Dévellopement (CIRED) – Paris/França -1991, tendo desenvolvido trabalho na área de reestruturação do setor energético e modelagem de risco.

Doutorado em Engenharia Elétrica: Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP, na área de Planejamento de Sistemas Energéticos – 1987

Mestrado em Engenharia Elétrica: Escola Federal de Engenharia de Itajubá -1981

Graduação em Engenharia Elétrica: Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI, 1978.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS:

Professor da EFEI/UNIFEI de 1980 a 2016 (Professor Titular por concurso, desde 1989), atuando nas áreas de energia (com destaque para renováveis e eficiência energética) e recursos naturais (com destaque para recursos hídricos)

Diretor Geral e Diretor Técnico da DME Energética, de 2007 a 2009.

Sócio  e   Coordenador   Técnico   da   Ecopart   Investimentos   S/A, empresa desenvolvedora e investidora em energias renováveis, de 2007 a 2010.

Secretário Nacional de Energia, no Ministério de Minas e Energia- MME, de 2001 a 2002, durante o período do racionamento de energia.

Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, de 1997 a 2000

Consultor na Secretaria de Energia do Estado de São Paulo (contrato com a CESP), de 1995 a 97, para a reestruturação dos setores de eletricidade e gás natural.

Consultor da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria-FUPAI, desde 1983

Sócio Diretor da MS Consultoria Ltda, empresa de consultoria que atua na área de energia, 2003 a 2019

Sócio Diretor da iX Estudos e Projetos Ltda, 2006 a 2019

Sócio da Brasil GTW Ltda., de 2015 até 2019.

PARTICIPAÇÃO EM:

Conselhos Empresariais:

Furnas Centrais Elétricas SA (2001/02);

Usina Hidrelétrica Serra do Facão, SPE (2007/09);

Usina Hidrelétrica Machadinho, SPE (2007/09);

Usina Hidrelétrica Salto Pilão, SPE (2007/09);

Usina Hidrelétrica Barra Grande, SPE (2007/09);

TAESA, SPE (2007/2009);

Light S.A. (2019); (Coordenador   do   Comitê   de   Operações   e   Finanças   do   CA);

Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (GT, Holding e D)(desde julho de 2020).

Conselhos Institucionais:

Secretário  Executivo  do  Conselho  Nacional  de  Política  Energética-CNPE (2001/02);

Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH (2000/01).

Diretorias/Conselhos de associações:

Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético-SBPE;

Diretor da Associação Brasileira de Recursos Hídricos-ABRH;

Conselheiro do Instituto de Estudos de Direito de Energia-IBDE.

Marcus Leonardo Silberman (majoritário, membro titular)

Experiência Profissional

BR Malls – Conselho de Administração desde maio 2022

Cemig – Conselho de Administração desde fevereiro 2022

Codemge – Conselho de Administração desde marco 2021

Itiquira Acquisition Corp – Chief Financial Officer desde fevereiro 2021

CH Global Capital– Sócio desde abril 2019

Bank of America

Managing Director, Co-Head Latin America M&A Setembro 2014-Marco 2019

Credit Suisse

Managing Director, Co-Head Emerging Markets M&A Janeiro 2011-Setembro 2014

Managing Director, Head of Latin America M&A Janeiro 2006 Dezembro 2010

Director, Vice President, Associate, M&A Group

Janeiro de 1998 – Dezembro de 2020

Mais de 25 anos de experiência em M&A

Concluiu mais de 50 transações, totalizando mais de UD$140 bilhões

Formação Acadêmica

Ph.D. em Finanças – Marshall School of Business, USC

M.Sc. em Engenharia de Produção – PUC- RJ

B.Sc. em Engenharia de Produção – UFRJ

Roger Daniel Versieux (minoritários, membro titular)

Experiência profissional:

Advogado, há 21 anos, atuando em contencioso e consultoria em advocacia corporativa e pública, nas áreas do direito administrativo, ambiental, tributário e direito penal econômico, em especial, no setor minerário, infraestrutura e sindicatos;

Assessor Jurídico concursado  da  Empresa  de  Assistência  Técnica  e extensão Rural de Minas Gerais – EMATER-MG. (2005 à 2008), tendo atuado no âmbito do Direito Público, com ênfase em licitações, gestão de pessoas no quadro administrativo, contratos públicos e suporte jurídico à diretoria da empresa estatal;

Conselheiro de Administração da CEMIG, desde maio de 2022;

Advogado Sênior da Vale S/A (2013);

Advogado dativo, desde o ano 2010, para pessoas hipossuficientes economicamente junto ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região;

Professor concursado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor Responsável do Núcleo de Prática Jurídica da UFMS. (2010 à 2011);

Professor de Curso de Pós-graduação no Centro de Direito Internacional – Cedin, Belo Horizonte. (2016 e 2020).

Formação acadêmicas:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – 2000

Pós-graduado em Direito Público pela Anamages – Associação Nacional dos Magistrados Estaduais/Newcorp – Universidade Newton Paiva – 2004.

José João Abdalla Filho (preferencialistas, membro titular)

Graduou-se em economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

FUNÇÕES ATUAIS:

Diretor Presidente do Banco Clássico S.A. e acionista controlador, a partir de 1989, que é acionista controlador de vários veículos de investimento;

Membro Titular do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG desde 2019 (foi Suplente de 2015 a 2019);

Membro Titular do Conselho de Administração da Petrobras desde 2022

Membro Titular   do Conselho de Administração da TAESA, desde 2019;

Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG, desde 2015.

José João Abdalla, também conhecido como Juca Abdalla, através dos seus veículos de investimento, é um dos maiores investidores individuais de longo prazo da B3, em valores superiores a R$ 20 bilhões,  com foco nos seguimentos de Óleo e Gás, Energia e mineração,  e cujas posições são carregadas há mais de 10 anos.

Apesar de durante um período ser suplente, em ambas as companhias Cemig e CEG os suplentes assistem as reuniões do Conselho de Administração, o que lhe conferiu background importante nos seguimentos de Energia e Oleo e Gás, e cuja atuação sempre foi pautada  no respeito  aos interesses  de todos  os stakeholders, em especial  nas companhias de controle estatal.

Anderson Rodrigues (representante dos empregados, membro titular)

HISTORICO PROFISSIONAL:

CEMIG: funcionário da Cemig desde 1990, tendo atuado como Leiturista, Eletricista de linhas e redes, Instrutor (1997 até a presente data) e Gerente de projeto de P&D

CEMIG: Conselheiro de Administração – representante dos empregados

UNIFEMM 2012-2013 Pós-graduação em Engenharia de segurança no trabalho e Cargo: Professor

UNIFEMM 2021 e 2022 Cargo: Membro conselho curador – Representante CREA

UNA- 2016 – Professor de Pós-graduação em Engenharia de segurança no trabalho

PITÁGORAS – 2016/2017 – Professor de Pós-graduação em Engenharia de segurança no trabalho

FUMEC BH – 2021 – Professor de Pós-graduação em Engenharia de segurança no trabalho

Formação Acadêmica:

Graduação: Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas de Potência – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG

Pós-graduação: Engenharia de segurança do trabalho – Universidade FUMEC

Mestrado: Mestrado profissional em administração – Inovação e dinâmica organizacional Centro Universitário – UNA

Doutorando: Sistemas de informação e gestão do conhecimento – Universidade FUMEC

Ricardo Menin Gaertner (majoritário, membro titular)

FORMAÇÃO  ACADÊMICA

Curso sobre Governança Corporativa  – IBGC – 2019

Programa em Negociação- Harvard Law School – 2019

Pós-Graduação Direito Tributário- Centro de Extensão Universitária -2001

Graduação em Dreito -Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – 1998

RESUMO PROFISSIONAL   

Advogado com experiência comprovada em Liderar projetos de M&A de grande porte, em operações de mercado de capitais, e na montagem de programas de compliance e governança corporativa.

COMPETÊNCIAS                  

Conselho de Administração.

Comitês de Assessoramento.

Diretoria Executiva.

Governança corporativa.

Compliance e risco.

M&A de compra e venda.

Direito tributário, bancário e mercado de capitais.

Contencioso.

Demonstrações financeiras.

HISTÓRICO PROFISSIONAL

04/2022 -Atual – CEMIG – Membro do Conselho de Administração

06/2019- Início – Sócio Barbosa e Gaertner Advogados Associados- São Paulo, SP

Advogado generalista com ênfase em compliance, direito corporativo (societário, tributário, contratos, bancário e mercado de capitais), M&A e contencioso (administrativo, judiciale arbitragem).

Experiência na montagem e revisão periódica de programas de compliance, e na elaboração de matriz de risco.

Habituado em práticas de governança corporativa e em investigações internas.

Operações de M&A diversas, sell-side e buy-side.

Atuação em direito societário, tributário e compliance para grandes grupos varejistas nacionais.

11/2019- Início – Consultor Sênior FIPECAFI- São  Paulo, SP

Processos de revisão tarifária de concessionárias de serviços públicos.

Processos de reequilíbrio econômico-financeiro de tarifas de serviços públicos.

Auditoria em contratos de concessão.

Modelagem jurídico-regulatória de processos de privatização de serviços públicos.

Elaboração de matriz de risco e avaliação do grau de maturidade de programas de compliance e LGPD.

08/2017- 12/2018 – Chairman Board of Directors J&F Investimentos S.A. – São Paulo, SP

08/2017 – 11/2017 – CEO J&F Investimentos S.A. – São Paulo, SP

03/2014- 10/2018 – Diretor Jurídico J&F Investimentos S.A. – São Paulo, SP

06/2012 – 03/2014- Superintendente Jurídico Banco Original- São Paulo

Comitês de Assessoramento do Conselho de Administração

Composição a partir de 10.05.2024

Comitê de Recursos Humanos

  • José Reinaldo Magalhães (coordenador)

  • Roger Daniel Versieux

  • Ricardo Menin Gaertner

Comitê de Desinvestimentos, Investimentos e Finanças

  • Marcus Leonardo Silberman

  • Aloísio Macário Ferreira de Souza

  • José Reinaldo Magalhães

Comitê de Riscos

  • Ricardo Menin Gaertner (coordenador)

  • Anderson Rodrigues

  • Afonso Henriques Moreira Santos

  • Roger Daniel Versieux

Comitê de Inovação e Transição Energética

  • Afonso Henriques Moreira Santos (coordenador)

  • Anderson Rodrigues

  • Aloísio Macário Ferreira de Souza

  • Marcus Leonardo Silberman

Diretoria Executiva

Os diretores são os representantes legais da Cemig, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Nome

Cargo

Eleição

Término

Reynaldo Passanezi Filho

Presidente

02/05/2022

RCA 2026

Dimas Costa

Vice-Presidente de Comercialização

02/05/2022

RCA 2026

Andrea Marques de Almeida

Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores

02/12/2024

RCA 2026

Marco da Camino Ancona Lopez Soligo

Vice-Presidente de Participações e Vice-Presidente de Geração e Transmissão (cumulativamente)

02/05/2022

RCA 2026

Marney Tadeu Antunes

Vice-Presidente de Distribuição

02/05/2022

RCA 2026

Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva

Vice-Presidente Jurídico

03/08/2023

RCA 2026

Currículos

Reynaldo Passanezi Filho (Presidente)

Possui Graduação e Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Economia pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), além de especialização em Gestão, Liderança e Inovação pela Universidade de Stanford (EUA). Possui carreira sólida em posições executivas no setor elétrico (Diretor Presidente da ISA CTEEP), no setor financeiro (Country Manager e Managing Director de C&IB do BBVA Brasil), com passagens pelo setor público, notadamente em programas de privatização (Assessor do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização do Governo do Estado de São Paulo). Possui, ainda, ampla experiência em reestruturações empresariais, fusões e aquisições, com conhecimento profundo de América Latina e de infraestrutura.

Dimas Costa (Vice-Presidente de Comercialização)

Formou-se em Engenharia Elétrica pela PUC Minas em 1978. Entre os anos de 1978 e 1980 ocupou o cargo de Engenheiro no Departamento de Águas e Energia de Minas Gerais; de 1980 a 1985 foi Chefe de Divisão no Departamento de Águas e Energia de Minas Gerais. Na CEMIG, entre 1985 e 1987 foi Engenheiro na Diretoria de Distribuição; entre 1987 e 1995 atuou como Assistente de Departamento da Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento Energético; entre 1995 a 1998 como Gerente do Departamento de Desenvolvimento Energético; entre 1998 a 2007 atuou como Gerente Comercial com Clientes Corporativos; de 2007 a 2010 atuou como Superintendente da Superintendência Comercial de Clientes; entre 2011 e 2013 foi Superintendente da Superintendência Comercial de Clientes Incentivados. Entre agosto/2013 e dezembro/2016 atuou como Sócio Diretor da Ponta Energia Consultores Associados Ltda.

Andrea Marques de Almeida (Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores)

Engenheira de Produção pela UFRJ, com MBA em Finanças pelo IBMEC/RJ e MBA em Gestão pela USP, além de especializações em Administração pela Wharton Executive Education e pelo Massachusetts Institute of Technology. Possui uma carreira extensa e destacada como Executiva de Finanças, tendo atuado como Vice-Presidente de Finanças e Estratégia no Santander Brasil de outubro de 2021 a dezembro de 2023. Antes disso, foi Diretora Executiva de Finanças e Relações com Investidores na Petrobras de maio de 2019 a abril de 2021. Sua trajetória inclui ainda diversos cargos de liderança em finanças e riscos na Vale S.A., onde trabalhou de 1994 a 2019.

Marco da Camino Ancona Lopez Soligo (Vice-Presidente de Participações e Vice-Presidente de Geração e Transmissão (cumulativamente))

Economista formado pela FEA/USP com MBA em Administração pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), especialização em Direito Societário pela FGV/GVlaw. Atuou por seis anos na CPFL Energia e foi Diretor de Gestão de Riscos e Controles Internos, Secretário do Conselho de Administração e Comitês do CA e gerente de Governança Corporativa. Trabalhou na compra da participação da PSEG na distribuidora Rio Grande Energia. Posteriormente foi o seu CFO, sendo o responsável dentre outros pela sua integração com a CPFL Energia. Foi o Diretor Corporativo da GLEP Energias Renováveis. De 2019 até 2022 foi o Presidente da CEEE Participações e da sua subsidiária, a CEEE Geração. Desde 02 de maio 2022 é o Diretor de Participações da Cemig Holding.

Marney Tadeu Antunes (Vice-Presidente de Distribuição)

Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba, com especializações e pós-graduações em Gestão, Estratégia, Gerenciamento de Projetos, Custos Marginais e Tarifação de Energia, dentre outras. Possui 34 anos de vivência no Setor Elétrico Brasileiro e mais recentemente exerceu os cargos de Diretor Geral da Distribuidora EDP – SP (2015 a 2020) e de Diretor Comercial das Distribuidoras do Grupo CPFL Energia (2011 a 2015).

Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva (Vice-Presidente Jurídico)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Professora do Mestrado, Doutorado e Graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Professora da Faculdade Milton Campos. Visiting Scholar na George Washington University. Professora Visitante na Universidade de Pisa. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Atualmente é representante MG do Instituto Brasileiro de Direito Sancionatório (IDASAN) e Diretora em Minas Gerais do Instituto Brasileiro de Estudos da Infraestrutura (IBEJI). Membro do corpo de árbitros/mediadores - Corpo de Mediadores e Árbitros do Centro Brasileiro de Litígios Econômicos. Diretora-editora da Rbep, Revista Brasileira de Estudos Políticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista do Conjur. Foi Presidente da Comissão de Parcerias Público Privadas da OAB/MG. Foi Presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB/MG. Foi Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA) e Diretora do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Foi Procuradora Geral Adjunta de Belo Horizonte. Foi Controladora Geral de Belo Horizonte.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Companhia funcionará de modo permanente e será composto por 5 (cinco) membros efetivos e respectivos suplentes, os quais serão eleitos para mandato de 2 (dois) anos, quando da Assembleia Geral, permitidas 2 (duas) reconduções consecutivas

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Nome

Cargo

Eleição

Término

Carlos Roberto de Albuquerque Sá (majoritário)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Lucas de Vasconcelos Gonzalez (majoritário)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Pedro Bruno Barros de Souza (majoritário)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Michele da Silva Gonsales Torres (ações preferenciais)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

João Vicente Silva Machado (minoritários)

Membro titular

29/04/2024

AGO 2026

Carlos Alberto Arruda de Oliveira (majoritário)

Membro suplente

29/04/2024

AGO 2026

Luiz Fernando Medeiros Moreira (majoritário)

Membro suplente

29/04/2024

AGO 2026

Rodrigo Rodrigues Tavares (majoritário)

Membro suplente

29/04/2024

AGO 2026

Paulo Roberto Bellentani Brandão (ações preferenciais)

Membro suplente

29/04/2024

AGO 2026

Ricardo José Martins Gimenez (minoritários)

Membro suplente

29/04/2024

AGO 2026

Currículos

Carlos Roberto de Albuquerque Sá (majoritário, Membro titular)

Conselheiro de Administração e Presidente do CoAud na Caixa Econômica Federal de Junho de 2020 até Janeiro de 2023. Indústria Alimentícia Conselheiro Fiscal Titular da Marfrig Global Foods de abril de 2016 até 03/19. Coordenador do Comitê de Auditoria da M.Dias Branco S.A. de 2018 até 09/11/2021. Coordenador do Comitê de Auditoria da Camil Alimentos S.A. Varejo Coordenador do Comitê de Auditoria das Lojas Marisa de abril de 2011 até 04/21. Membro do Comitê de Auditoria da Mobly S.A. de 2021 até abril/23. Energia Conselheiro Fiscal suplente na CEMIG - BH de abril de 2018 até 04/22. Seguro Saúde Conselheiro Fiscal na Hapvida de 04/22 até 04/23. Coordenador do Comitê de Auditoria da Camil Alimentos S.A desde abril de 2018 até atual. Conselheiro Consultivo da Agrofoods/Polifrigor desde 2021. Membro do Comitê de Auditoria da Caixa Seguridade (SX6) de Setembro de 2022 até dez.23. Conselheiro de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria no Metrô de SP desde abril/23

Lucas de Vasconcelos Gonzalez (majoritário, Membro titular)

Supervisor Operacional na Grupo Transpes Betim Fevereiro 2011 - Julho 2013. Ampliamos nosso escopo de serviço iniciando em novos ramos do segmento logístico além da ampliação de atendimento para outras regiões do Brasil. Diretor Operacional - COO na Grupo Transpes Betim Agosto 2013 - Março 2018. Atuei diretamente na gestão de mais de 01 mil funcionários e diferentes projetos logísticos em todo Brasil tais como Hidrelétrica de Belo Monte S11D da Vale em Canaã os Carajás Complexo Siderúrgico de Pecem dentre outros. Além de juntamente com demais executivos contribuído para que o Grupo fosse premiado por três anos consecutivos como uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar pela VOCE SA (2014/15/16). Deputado Federal no Congresso Nacional Brasília Fevereiro 2019 -Janeiro 2023. Eleito em 2018 um dos mais jovens deputados federais do Brasil (29 anos) por Minas Gerais pelo partido NOVO. Na Câmara dos Deputados (2019 - 2023) atuei nas pautas de infra estrutura mercado de trabalho orçamento e liberdade econômica com visível viés liberal. Eleito pelos 04 anos de mandato um dos melhores deputados federais do Brasil pelo Ranking dos Políticos. Conselheiro Consultivo na Grupo Transpes Betim Fevereiro 2020 - Presente. Como membro da terceira geração da família tenho a missão de gerar inovação estar atento às mudancas do mercado e também preservar a cultura do negócio. Para isso atuo como Conselheiro Consultivo sem registro na JUNTA COMERCIAL do Grupo Transpes.

Pedro Bruno Barros de Souza (majoritário, Membro titular)

Governo do Estado de Minas Gerais - Secretário de Infraestrutura Mobilidade e Parcerias (Fev/2023 - atual).Responsável por planejar dirigir executar controlar regular e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado de Minas Gerais relativas: (i) à infraestrutura de transporte rodoviário ferroviário aeroviário e hidroviário; (ii) aos terminais de transportes de passageiros e cargas; (iii) à estrutura operacional de transportes; (iv) às concessões e outras parcerias público-privadas; (v) ao apoio aos demais órgãos e entidades da administração pública estadual no planejamento no acompanhamento na execução no controle e na avaliação de contratos de concessões e outras parcerias; (vi) ao planejamento e ao acompanhamento da execução das obras públicas de edificações estaduais (vii) ao apoio e ao fomento ao desenvolvimento da infraestrutura municipal. BNDES - Superintendente de Parcerias em Infraestrutura Social e Serviços Ambientais (Abr/2022 a Fev/2023). Responsável por um portfólio de 120 projetos (24 com leilões realizados nos últimos dois anos) e capital mobilizado de cerca de R$140 bilhões. A carteira de clientes é composta por 10 Ministérios 20 Estados e 17 municípios (ref.: Dez/22). O foco da atuação se concentra na estruturação de projetos associados à infraestrutura social (saneamento resíduos sólidos saúde educação e segurança pública) e serviços ambientais (concessões de florestas parques carbono e pagamento por serviços ambientais). Lidera os times responsáveis por desenvolver projetos de concessões privatizações e PPPs desde a concepção dos estudos até o leilão de licitação. BNDES - Superintendente de Governo e Relac. Institucional (Ago/2019 a Abr/2022). Responsável pela criação da unidade dentro da estratégia de reposicionamento do BNDES para estreitar o relacionamento com os clientes do setor público nas esferas federal estadual e municipal e auxiliá-los na condução de seus respectivos programas de desestatizações. Coordenou os times de prospecção de projetos de estruturação de parcerias alcançando um crescimento de 1000% (20 para 200 projetos com capital mobilizado de R$470 bilhões) tendo sido reconhecido em 2021 como o maior estruturador global de projetos de parcerias. Responsável também por coordenar relacionamento do BNDES c/ Congresso Nacional. Presidência da República - Programa de Parcerias de Investimentos - PPI - Secretário de Coordenação de Energia Mineração e Aeroportos Secretário de Articulação de Políticas Públicas Diretor de Programa (2016- 2019). Coordenação no âmbito do Governo Federal dos projetos de parcerias nos setores de energia óleo e gás mineração e aeroportuário. Dentre as principais entregas destacam-se a realização do leilão da 4ª e 5ª rodadas de concessões aeroportuárias (17 aeroportos) a realização de leilões de transmissão de energia e de blocos de exploração de óleo e gás bem como a retomada do processo de concessões de direitos minerários após 40 anos. Responsável também pela promoção dos projetos do PPI junto a investidores tendo coordenado missões internacionais em 14 países

Michele da Silva Gonsales Torres (ações preferenciais, Membro titular)

ALFM Advogados Sócia- atual. Responsável pela Área de Contratos e Compliance do escritório. Elaboração e análise de contratos e acordos relativos à atividade empresarial em geral envolvendo as áreas de atuação do escritório. Planejamento estratégico jurídico para estruturação de negócios. M&A. Consultoria jurídica englobando implementação de políticas anticorrupção; implementação e/ou revisão de Programas de Compliance; avaliação e gestão de riscos; comunicação e treinamento; elaboração e/ou revisão de Código de Conduta políticas e controles internos; assessoria em investigações internas; auxílio na implementação de hot line; assessoria na realização de due diligence de terceiros e em due diligence de operações societárias. Administradora do escritório desde 2015. Compacta Central de Restauração e Revestimentos Ltda R&R; Engenheiros Associados Ltda- 08/2008- 01/2018 Grupo Empresarial atuante em diversas áreas dentre as quais se incluem: construção civil de shoppings hospitais galpões industriais hotéis construção de imóveis para o setor público e privado; estruturação de operações imobiliárias. Gerente do Departamento Jurídico. Responsável pela Gestão Jurídica das operações da empresa reportando-se diretamente aos sócios e clientes; Elaboração de Código de Conduta e implantação de Programa de Compliance na empresa; Membro do Comitê de Ética da empresa; Responsável por garantir o funcionamento das áreas de auditoria interna e externa; Monitoramento e gerenciamento de riscos da empresa; Orientação Jurídica aos demais departamentos da empresa para otimização das operações e negócios certificando que a empresa conduz seus negócios em conformidade com as leis regulamentos e normas com vistas a resguardar direitos e deveres; Atuação efetiva em assuntos estratégicos com visão a longo prazo análise de novos negócios proteção aos negócios da empresa bem como ao proteção ao patrimônio dos sócios. Direito empresarial contratual e societário; análise elaboração e interpretação de contratos; Elaboração de atos societários; Gestão dos escritórios terceirizados; controle de contingências com vistas a reduzir o passivo; Estruturação de operações envolvendo Fundo de Investimentos em Participações; estruturação de operações envolvendo empreendimentos imobiliários; Planejamento estratégico jurídico para estruturação de negócios; tais como aquisição de direitos sob jazidas de minério de ferro usinas hidrelétricas aquisição de ativos de infraestrutura para transporte e distribuição de gás natural; Acompanhamento de Due Diligence de terceiros e M&A. Prefeitura do Município de São Paulo -01/2008 - 07/2008 Advogada Análise e elaboração de contratos administrativos de prestação de serviços; concessão; permissão; autorização; termos diversos. Análise e acompanhamento de licitações; Análise e elaboração de editais; Análise e acompanhamento de processos administrativos; Análise e acompanhamento de processos judiciais em que seja parte a Fazenda Pública do Município de São Paulo; Pesquisas doutrinárias e jurisprudenciais; Orientação e acompanhamento das atividades de estagiários da área jurídica; Elaboração de pareceres envolvendo os seguintes ramos do Direito: Administrativo Constitucional e Civil. Morais Donnangelo Toshiyuki Advogados Associados -09/2004 01/2008 Estagiária/Advogada Elaboração de petições peças e recursos na área cível; Análise e elaboração de contratos; Elaboração de pareceres na área cível; Acompanhamento de julgamentos; Acompanhamento de processos junto aos fóruns e pela Internet; Pesquisas doutrinárias e jurisprudenciais; Registro de processos e andamentos processuais no sistema de controle interno. Nagado Advogados Associados -02/2003 08/2004 Estagiária

João Vicente Silva Machado (minoritários, Membro titular)

Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobrás Função: Conselheiro Fiscal - Abril 2023 até o momento. CEMIG - Cia Energética de Minas Gerais Função: Conselheiro Fiscal - Abril/2022 até o momento. Eternit S.A. - Em Recuperação Judicial Função: Conselheiro Fiscal - Abril/2020 até Abril/2022. Tecnisa S.A. Função: Conselheiro Fiscal Suplente - Abril/2019 a Março/2020 Eco Solar Bank Ltda. CEO - agosto/2021 até o momento. Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina Gabinete de Desembargador da Quarta Câmara de Direito Público. Função: Assessor jurídico - Período: Fevereiro/2017 até Julho/2020. Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina Gabinete de Desembargador da Primeira Câmara de Direito Comercial Cargo: Oficial de Gabinete - Período: Novembro/2015 a Fevereiro/2017. Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina Gabinete de Desembargador da Terceira Câmara de Direito Público Cargo: Secretário Jurídico - Período: Fevereiro/2014 a Novembro/2015. Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina Corregedoria-Geral de Justiça Cargo: Assessor correcional - Período: Março/2012 a Fevereiro/2014. Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina Gabinete de Desembargador da Primeira Câmara de Direito Público Cargo: Assessor jurídico - Período: Novembro/2007 a Fevereiro/2012.

Carlos Alberto Arruda de Oliveira (majoritário, Membro suplente)

FAPEMIG - Fundação de Amparo de Minas Gerais Brasil. Setor de atuação: Fomento à ciências tecnologia e inovação. 2023 Presidente; CFEG - Cambridge Family Enterprise Group Brasil. Setor de atuação: consultoria em governança sucessão de empresas familiares. 2021 - 2023 Consultor Associado; Fundação Dom Cabral Brasil. Setor de atuação: educação executiva. 2022 Professor Associado de Inovação e Competitividade; 2001 - 2021 Professor de Inovação e Competitividade; 2004 - 2021 Diretor Executivo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo; 2018 - 2023 Diretor do PGA FDC & INSEAD; 2012 - 2015; Diretor Adjunto de Parcerias; 2009 - 2013 Diretor Executivo do Conselho Internacional; 2001 - 2008 Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e relações internacionais; 1996 - 1998 Diretor do Programa MBA; 1994 - 1998 Professor de Internacionalização e Competitividade International Trade Centre UNCTAD & WTO Suiça. Setor de atuação: Agência internacional dedicada ao desenvolvimento de comercio internacional em países menos desenvolvidos 1998 - 2001 Senior Training Officer; Australia Graduate School of Management UNSW Australia. Setor de atuação: educação superior 1993 - 1993 Professor Visitante; ENGECOL Ltda Brasil. Setor de atuação: consultoria contábil e financeira para pequenas e médias empresas 1983 - 1988 Socio fundador e diretor executivo; Paulo Abib Engenharia / VALE Brasil. Setor de atuação: projetos de engenharia para o setor de mineração 1980 - 1983 Engenheiro de Projetos.

Luiz Fernando Medeiros Moreira (majoritário, Membro suplente)

CEMIG CEMIG Distribuição S.A. e CEMIG GT. Conselheiro Fiscal - Dez23 - Atual. Companhia de Gás de Minas Gerais - GASMIG Distribuidora e Comercializadora de Gás Combustível ou de subprodutos e derivados Conselheiro Fiscal - Jun23- Atual. Atual CEMIG CEMIG Distribuição S.A. e CEMIG GT Diretor Adjunto de Compliance Riscos Corporativos e Controles Internos- Out19 a Jun23 Reportando diretamente Presidente: Responsável por atividade de Compliance Gestão de Riscos Controles Internos Privacidade (LGPD) e Ouvidoria. STOLA DO BRASIL LTDA - ATUAL 1/4 Empresa multinacional do setor automobilístico com atuação na produção de carrocerias peças e componentes automotivos. Diretor Geral (CEO) - Dez18 a Set19 Reportando diretamente ao CEO Global Metec SpA (Holding) e ao Conselho de Acionistas: Responsável por toda atividade da empresa incluindo a atividade industrial. Diretor Administrativo Financeiro - Abr16 a Nov18: Reportando diretamente ao Diretor Geral Brasil e ao CEO Global Metec SpA (Holding)ao CFO Regional e ao CEO local e indiretamente ao CFO Wordwide e CEO Latam com um grupo de 30 profissionais sendo 5 Gerentes: Responsável por toda atividade financeira incluindo Contabilidade Tesouraria Auditoria Interna Controles Internos. Principais projetos na STOLA: Governança de Controles Internos com impacto direto em proposição e execução de planos de ação na mitigação de pontos de auditoria relevantes para compliance com auditoria interna e externa Coordenação na revisão de ³Plano Industrial - para aumento de produtividade e redução de custos Reestruturação administrativa e adequação de política de pessoal com revisão de cargos e salários e implementação de plano de objetivos individuais e corporativos anuais Renegociação de endividamento bancário e fiscal com adequação de fluxo de caixa Reestruturação e adequação da empresa as realidades de mercado e econômicas tendo como consequência a recuperação de resultados Implementação de controles internos e programa de compliance geral fiscal contábil recursos humanos e Código de Ética Implementação das atividades de WCM - World Class Manufacturing. GRUPO FIAT - De 05/05/1985 a 25/04/2016 Multinacional do setor automobilístico na produção de automóveis motores transmissões e componentes pertencente ao Grupo Fiat Chrysler. CFO Projeto Pernambuco FCA Group (FIAT/JEEP) - a 25/04/2016 Reportando diretamente ao Vice Presidente Mundial de Manufatura do Grupo FCA e Presidente do Projeto Pernambuco FCA Group. Responsável por todas as atividades e organização da área Financeira envolvendo Controle de investimentos Funding Controladoria industrial Controladoria comercial Controladoria Supply Chain Tesouraria Contábil e Fiscal sendo mantidas as responsabilidades de Controller Industrial e Comercial para América Latina do Grupo FCA. Diretoria Controladoria - desde 09/2008 Reportando diretamente ao CFO Regional e ao Industrial Controller Worldwide com um grupo de 159 profissionais sendo 12 Gerentes e 28 Supervisores como reporte direto e mais 26 profissionais sendo 3 Gerentes como reporte indireto em unidades no Brasil Venezuela e Argentina. Faturamento líquido anual em 2013 de Fiat Chrysler Latam foi na ordem de €10 bilhões e o da Fiat Automóveis S/A na ordem de R$10 bilhões: Responsável pelas áreas de Controladoria Industrial Comercial Compras Custos Desenvolvimento de Produtos e FP&A Como CFO Latam Adjunto é responsável pela atividade de suporte a outras áreas de Finanças como Tesouraria e CAO (Chief Accounting Officer). Principais Projetos: Coordenação de processos de reestruturação da área Financeira Coordenação de projeto de capacitação de colaboradores envolvido treinamento de 100% da equipe e job rotation dentro e fora da área Participação na equipe de negociação e consolidação do projeto de implementação de nova fábrica em Pernambuco. Negociação com Governo Estadual BNDES Banco do Nordeste do Brasil.

Rodrigo Rodrigues Tavares (majoritário, Membro suplente)

De agosto de 2022 até o presente momento Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER/MG; Entre setembro de 2021 e julho de 2022 assessoria especial da Diretoria Geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER/MG; Advogado tendo atuado em causas cíveis eleitorais e administrativas para empresas privadas e para o setor público. Assessor da Presidência da CPRM - Serviço Geológico Brasileiro de novembro de 2017 até junho de 2019. Responsável pelo relacionamento entre o presidente da empresa e os superintendentes regionais dos órgãos e elaboração de relatórios com as atividades que estão sendo desenvolvidas nas regionais. Acompanhamento das reuniões da Diretoria Executiva e responsável por buscar parcerias com empresas do setor público e privado que possam fortalecer a Companhia pública. Gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento do CPRM - Serviço Geológico Brasileiro de abril de 2016 a 28 de maio de 2017. Responsável pelos serviços de apoio técnico as Gerências finalísticas da CPRM coordenando as áreas de editoração cartografia georreferenciamento TI a biblioteca regional de Belo Horizonte o Laboratório de Análises Minerais - LAMIN BH e a Litoteca Regional e todas as atividades da filial da empresa em Caeté. Durante a gestão foi o responsável pela implantação e inauguração do LAMIN -Caeté. Foi coordenador jurídico de regularização e gestão fundiária da Alta Engenharia empresa de engenharia consultiva no setor de infraestrutura. A empresa presta serviços de elaboração de projetos georreferenciamento supervisão e gerenciamento de obras assessoria meio ambiente e apoio desapropriação para clientes públicos e privados em todo o Brasil; agosto de 2014 a abril de 2016. Fundador e Diretor da Áurea Prates Confecções - empresa do setor de moda e vestuário que possui clientes em todas as regiões do país; Estagiou durante oito meses de janeiro a outubro de 2009 na Lider Consultoria Jurídica na área tributária auxiliando clientes a ingressar no REFIS; Estagiou durante quatro meses de agosto a novembro de 2008 na Adservis onde colaborou no setor contencioso trabalhista; Estagiou durante dez meses em 2004 e 2005 na CONSOL - Engenheiros Consultores no setor de projetos de engenharia de infraestrutura abrangendo geotecnia e terraplenagem. Estagiou durante um ano em 2003 e 2004 na ENECON - Engenheiros e Economistas Consultores no setor de projetos de engenharia de infraestrutura abrangendo geotecnia e terraplenagem

Paulo Roberto Bellentani Brandão (ações preferenciais, Membro suplente)

Mesquita Pereira Advogados - Escritório de Advocacia (novembro de 2001 a maio de 2018) Membro da Comissão de Mercado de Capitais do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atualmente Advogado Societário - Sócio da Alves Ferreira & Mesquita Sociedade de Advogados - banca de advogados reconhecida pela atuação no Mercado de Capitais e variadas operações societárias. Amplo conhecimento nas normas da CVM- Comissão de Valores Mobiliários. Atuações em Conselhos Fiscais de grandes Companhias. Graduado em Direito pela Universidade Paulista - UNIP pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas - GV Law em Estruturas e Operações Empresariais turma de 2018. Curso de Mercados de Capitais GV Law turma de 2012. Membro da Comissão de Comunicação e Mercado de Capitais do IBGC ±Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Membro Titular do Conselho Fiscal - AES BRASIL (2019 - Membro Suplente do Conselho Fiscal - CSN (2021 - Membro Titular Conselho Fiscal - Usiminas (2022 - Membro Suplente Conselho Fiscal - Forjas Taurus (2023 - Membro Suplente Conselho Fiscal - Eletrobrás (2023 - Membro Suplente Conselho Fiscal - Brasken (2023 - 2024)

Ricardo José Martins Gimenez (minoritários, Membro suplente)

Ricardo Gimenez Sociedade de Advogados Período: Jul/2015. Cargo: Advogado / ADM / Financeiro. Atividades: Gerencia do RH; Controle do Ponto; Demissão e Admissão. Administração financeira folha de pagamento controle do faturamento contas a pagar e fluxo de caixa. Archivum - Amg Comercial Ltda. Período: Jun/2008 até Mar /2011 Cargo: ADM / RH e Consultor Jurídico. Atividades: Elaboração dos projetos jurídicos e de contas a receber. Gerencia do RH; Controle do Ponto; Demissão e Admissão. Gestão das Compras Fornecedores e Estoques. Responsável pela gestão da área de Facilities e gerenciamento do patrimônio. Administração financeira folha de pagamento controle do faturamento contas a pagar e fluxo de caixa. Aoki & Aoki Advogados Associados Período: Dez/2004 até Jan/2006. Cargo: Advogado Sênior. Atividades: Responsável pela captação de clientes na área contenciosa cível. Gerenciamento das execuções fiscais em primeira e segunda instancia. Coordenação e avaliação das cobranças na esfera extrajudicial. MPMAE Mesquita Pereira Marcelino Almeida e Esteves Advogados Associados. Período: Jan/01 até Out/04 Cargo: Advogado Sênior. Atividades: Formação e gerenciamento de equipes para elaboração de peças voltadas para o Direito do Consumidor e Direito Empresarial realizando audiências nos Fóruns Regionais e Comarcas de São Paulo como demais Estados da Federação para as empresas VIVO Embratel e Banco do Brasil. Essa rotina trouxe benefício operacional evitando distorções de peças e de condutas nas audiências. Coordenação e formação de equipe com atuação na cobrança extrajudicial apresentação de relatórios de resultados mensais da empresa Alcântara Machado obtendo imediato controle dos valores cobrados e evidente aumento desse percentual. Atuação em Direito Societário na representação dos fundos em custódia em diversas instituições financeiras em Assembleias Ordinárias e Extraordinárias. Responsável pela elaboração de relatórios e prestações de contas mensais de mais de 30.000 processos oferecendo ao cliente condições de controle e satisfação de atendimento pelo escritório. Atuação na área Criminal em assessoramento e defesa do direito dos fiscais de Trânsito da CET acompanhando-os em Delegacias e na esfera Judicial. Esquema Assessoria Empresarial Ltda. Período: Jul/1993 até dez/1997 Cargo: Técnico Contábil e Estagiário de Direito. Atividades: Composição de memórias de cálculos pela sistemática judicial - execuções cíveis bem como negociações de débitos financeiros (atualização melhor modo de pagamento melhor índice e prazo). Estágio na área cível especificamente processos de Família Falência Concordata Cobrança e Executivo Fiscal. W. Gimenez - Perícias Judiciais Contábeis Ltda. Período: Set/1989 até Jun/1993 Cargo: Auxiliar Contábil. Atividades: Responsável pelas demonstrações financeiras de resultados (diários e mensais) e Demonstrativos mensais de prestação de contas. Elaboração de relatórios e controles no Sistema de Contas a Pagar e Receber. Execução de Perícias Contábeis por meio do Excel.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria é o órgão colegiado auxiliar do Conselho de Administração, no que se refere ao exercício das suas funções de auditoria e de fiscalização sobre a qualidade e integridade das demonstrações contábeis, a aderência às normas legais, estatutárias e regulatórias, e efetividade dos sistemas de controle interno e de auditorias interna e independente.

Regimento Interno do Comitê de Auditoria

  • Roberto Cesar Guindalini (Coordenador)

  • Artemio Bertholini

  • Ricardo Lopes Cardoso

  • Giulia Carla Scalercio

Diretoria não Estatutária

Os Diretores não estatutários são subordinados à Presidência, para suporte na gestão dos processos.

Nome

Cargo

Daniel Perrelli Lanca

Compliance

Luís Cláudio Correa Villani

Tecnologia da Informação

Maurício Dall’Agnese

Estratégia, Meio Ambiente, Inovação

Bernardo Luiz Fornaciari Ramos

Projetos Especiais

Cristiana Miglio Kumaira Pereira

Comunicação Empresarial e Sustentabilidades

Hudson Félix Almeida

Gestão de Pessoas e Serviços Corporativos

João Paulo Menna Barreto de Castro Ferreira

Relações Institucionais

Osias da Silva Galantine

Compras e Logística

Roberta Nanini Chauar Rolim

Regulatória

Marcos Montes

Vice-Presidência Executiva

Última atualização em 3 de dezembro de 2024
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